Conversões para GNV registram queda significativa no Rio Grande do Sul em 2023
Mercado de GNV enfrenta retração, mas mostra sinais de recuperação nos últimos meses
O ano de 2023 tem sido marcante para o mercado de gás natural veicular (GNV) no Rio Grande do Sul, com uma queda notável nas conversões de veículos. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), as conversões para GNV diminuíram em 62% até novembro deste ano, comparando com o mesmo período do ano anterior.
De janeiro a novembro, o Detran-RS registrou 810 adaptações para GNV, contra as 2.132 ocorridas no mesmo período de 2022. Cristiano Rickmann, gerente comercial da Sulgás, analisa que 2023 foi um ano desafiador para o setor de GNV, impactado principalmente pela redução de impostos sobre combustíveis líquidos (etanol, gasolina e diesel) em 2022, o que afetou a demanda pelo gás natural.
No entanto, uma mudança nesse cenário começou a ser observada nos últimos meses. Entre setembro e novembro, foram registradas 310 conversões, um aumento comparado ao mesmo período do ano passado. A Sulgás também notou um aumento no consumo de GNV no segundo semestre, impulsionado pela recente redução de 25,1% no preço do gás.
Especialistas, como Edson Silva da ES Petro, apontam que os consumidores tendem a escolher combustíveis baseando-se mais nos preços atuais do que em cálculos de médio prazo. Atualmente, optar pelo GNV pode resultar em uma economia de até 40% em relação a outros combustíveis, segundo a Sulgás.
O setor de transporte profissional, representado por pessoas como Carina Trindade, presidente do Simtrapli-RS, e Luiz Nozari, diretor-presidente do Sintáxi de Porto Alegre, também observou um cenário mais favorável com a diminuição recente no preço do GNV.
Em termos de instalações, Denis Fraga, gerente da Porto Gás em Porto Alegre, menciona um aumento nas buscas por instalação de GNV e uma queda no volume de desinstalação, embora os números ainda sejam inferiores aos do ano passado.
Com a projeção de aumentar a oferta de GNV, a Sulgás planeja inaugurar o primeiro posto em Gramado no primeiro semestre de 2024 e expandir postos habilitados para abastecimento em veículos pesados, com o primeiro previsto para abrir em janeiro em Eldorado do Sul.