Como foi o TL1 e TL2 em Abu Dhabi? Saiba os resultados de Norris, Verstappen e Piastri
O último fim de semana da temporada de 2025 da Fórmula 1 está a todo vapor. O GP de Abu Dhabi será a etapa decisiva para o Campeonato Mundial de Pilotos deste ano, com três pilotos na briga pelo título: Lando Norris, Oscar Piastri e Max Verstappen. Até o momento, o britânico da McLaren está na liderança do campeonato com 408 pontos, enquanto Verstappen, o vice-líder, está com 396.
Na manhã desta sexta-feira (5), aconteceram os dois primeiros treinos livres do GP de Abu Dhabi. Norris liderou as duas sessões, seguido por Max Verstappen. Piastri, por outro lado, não participou do TL1. Apesar de ser o terceiro competidor no campeonato, com 392 pontos, o piloto precisou ceder seu carro a Patricio O'Ward para cumprir ordens da FIA.
Segundo o regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), todas as equipes deverão ceder cada um de seus carros para novatos duas vezes durante a temporada. O objetivo da medida é incentivar novos talentos nas categorias. A McLaren de Piastri e outros oito carros foram ocupados por novatos durante o TL1 de Abu Dhabi.
Arthur Leclerc da Ferrari, Paul Aron da Alpine, Arvid Lindblad da Red Bull, Ryo Hirakawa da Haas, Luke Browning da Williams; e, na Aston Martin, Jak Crawford e Cian Shields também participaram da primeira sessão de treino.
Como foi o TL1?
Enquanto o australiano estava na garagem analisando os dados de performance de O'Ward, seus rivais, Norris e Verstappen, competiam para realizar as voltas mais rápidas do circuito Yas Marina. Os melhores tempos da sessão foram registrados do meio para o final da sessão, com os compostos macios. A diferença entre os dois pilotos era de apenas 8 milésimos.
Charles Leclerc completou o top 3 do TL1. Apesar de ter rodado no final do treino, o piloto da equipe de Maranello ficou a somente 16 milésimos de Lando. Kimi Antonelli foi o quarto na tabela, à frente de Nico Hulkenberg e George Russell. Gabriel Bortoleto ficou no sétimo lugar, seguido por Oliver Bearman, Carlos Sainz e Franco Colapinto, que fecharam o top 10.
Como foi o TL2?
Algumas horas depois, a segunda sessão de treino livre começou. Dessa vez, com os três pilotos competindo pela coroa presentes. Oscar, no entanto, não demonstrou um bom ritmo em pista e passou a parte intermediária do treino nos boxes.
Lando Norris estabeleceu o tempo mais alto da tabela, registrando 1min23s083 e liderando com a mesma facilidade que fez no TL1. Verstappen ocupou a segunda posição mais uma vez, a 0s363 do líder do campeonato. Piastri poderia ser encontrado no meio do pelotão, em 11º, após usar a sessão para focar em simulações de corrida.
George Russell, da Mercedes, completou o top 3 do TL2. O novato Bearman ficou na quarta posição após uma sessão muito positiva para a Haas. Hulkenberg fechou o top 5, seguido de perto pelo brasileiro Gabriel Bortoleto, que assegurou a sexta posição durante a sessão.
Ver essa foto no Instagram