Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Colheita recorde marca avanço do café no Norte de Minas

Cedro Agro projeta uma safra recorde para 2026, com expectativa de produção de 35 mil sacas de café arábica

18 mai 2026 - 11h27
Compartilhar
Exibir comentários

O avanço da cafeicultura fora dos polos tradicionais do país tem ampliado o protagonismo do Norte de Minas no agronegócio brasileiro. Em Francisco Dumont, na região da Serra do Cabral, no Norte de Minas, a Cedro Agro projeta uma safra recorde para 2026, com expectativa de produção de 35 mil sacas de café arábica, volume equivalente a cerca de 2,1 mil toneladas.

Foto: Ludson Frazel / DINO

A produção integra uma estratégia baseada em expansão gradual, qualificação técnica e adoção de práticas agrícolas alinhadas às exigências do mercado internacional. Nos últimos anos, a operação passou a concentrar investimentos em rastreabilidade, certificações e manejo sustentável, em linha com a demanda crescente por cafés de origem e maior valor agregado.

O crescimento ocorre em um cenário de valorização da cafeicultura brasileira. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que o Brasil superou 55 milhões de sacas produzidas na safra 2025, mantendo a liderança global no segmento.

Além do aumento de escala, o projeto desenvolvido pela Cedro Agro tem concentrado esforços em certificações e rastreabilidade. A produção possui selos como Rainforest Alliance, 4C, RP Advanced e Café Practices, ligados a critérios de sustentabilidade, responsabilidade social e boas práticas agrícolas.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), o estado segue como principal produtor nacional de café, com destaque crescente para novas áreas de cultivo adaptadas a padrões mais elevados de qualidade.

A operação também desenvolve ações voltadas à preservação ambiental e ao uso consciente da água em escolas do município. A estratégia acompanha uma demanda crescente do mercado internacional por produtos associados a práticas sustentáveis e rastreáveis.

Para Lucas Kallas, presidente do conselho da Cedro Participações, o crescimento da produção na Serra do Cabral reforça o potencial da região no cenário cafeeiro nacional. "O Norte de Minas reúne condições cada vez mais favoráveis para produzir café de alta qualidade com responsabilidade ambiental e visão de longo prazo", conclui.

Website: https://www.cedroparticipacoes.com/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra