PUBLICIDADE

Tempestades se espalham sobre o PR e MS

Nuvens muito carregadas de uma frente fria avançam sobre o Sul do Brasil e do Paraguai

18 mai 2018 - 20h26
Compartilhar
Exibir comentários

Nuvens muito carregadas se formaram sobre o Paraguai e o Sul do Brasil por causa do deslocamento de uma forte frente fria. Durante a noite da sexta-feira, 18 de maio, e na madrugada do sábado, 19, estas nuvens avançam sobre o oeste e sul para o centro de Mato Grosso do Sul e se espalham sobre o Paraná, do oeste/sul para o centro-leste e norte do estado.

Na animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16, estas nuvens aparecem como grandes manchas em tons de vermelho e com pontos em amarelo. São nuvens do tipo cumulonimbus, que provocam temporais. 

Foto: Climatempo

Em apenas 1 horas de chuva, entre 18h10 e 19h10, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou cerca de 30 mm em Francisco Beltrão, 30 mm também em Coronel Vivida e quase 34 mm em Capitão Leônidas Marques. Estas nuvens bastante carregadas passaram também sobre Santa Catarina na tarde da sexta-feira, 18, provocando de 30 mm a quase 65 mm em 6 horas, até 20 horas (Brasília).

A situação é de alerta para intensa atividade de raios. Há risco de granizo e de chuva intensa por várias horas, que podem causar alagamentos nos centros urbanos. Pode ventar forte, com rajadas entre 60 kmh a 90 kmh. As capitais Campo Grande (MS) e Curitiba (PR) também podem ser atingidas por estas nuvens.

Estas nuvens carregadas devem continuar ativas nestes estados durante a madrugada do sábado, 19 de maio.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade