PUBLICIDADE

Climatempo

Semana será de chuva muito volumosa na Região Sul

Temporais podem ocorrer nos três estados. Grandes volumes de chuva são esperados especialmente sobre o Paraná e Santa Catarina.

17 jan 2021 - 13h28
Compartilhar
Exibir comentários

A passagem de uma frente fria sobre o Sul do Brasil provocou chuva forte e volumosa em várias localidades dos três estados.  A chuva veio em boa hora para aliviar o calor e também ajudar no desenvolvimento da agricultura.  Porém,  a chuva veio com tanta força em alguns locais, que até inundou plantações. Essa semana ainda será de alerta para muita chuva sobre quase toda a Região Sul do Brasil.

Fortes áreas de instabilidade 

A frente fria se afasta do Brasil na altura do litoral de São Paulo durante esta segunda-feira,   18 de janeiro.  Mas, áreas de instabilidade vão continuar espalhadas sobre a Região Sul do Brasil por causa da presença do sistema de baixa pressão atmosférica entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina.

Até o fim desta semana, esta área de baixa pressão atmosférica vai manter a formação de vários aglomerados de nuvens carregadas sobre quase toda a Região Sul do Brasil.  A situação é de alerta, porque vários locais terão tempestades nos próximos dias.  

Volumes de chuva muito elevados estão sendo esperados especialmente sobre o Paraná  em Santa Catarina.  Várias localidades poderão acumular de 100 a 200mm nos próximos 7 dias.

A única região que deve passar a semana um tempo relativamente seco é a fronteira do Uruguai com o Rio Grande do Sul. 

Todas as outras áreas do Sul do Brasil terão pancadas de chuva frequentes ao longo desta semana,  inclusive as capitais Porto Alegre,  Florianópolis e Curitiba.  Há risco de chuva forte especialmente para as capitais do Paraná e de Santa Catarina

Vídeo mostra a chuva na região de Jóia (RS)

Volumes de chuva

Total de chuva acumulado entre 9 horas do dia 16 e 9 horas de 17 de janeiro de 2021, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia 

São Gabriel (RS): 91.2 mm

Tupanciretã (RS): 88.2 mm

Cidade Gaúcha (PR): 79.4 mm

Mal. Cândido Rondon (PR): 68.6 mm

Japira (PR): 68.2 mm

Caçapava Do Sul (RS): 56.2 mm

Diamante Do Norte (PR): 52.0 mm

Joaçaba (SC): 45.2 mm

Cruz Alta (RS): 44.8 mm

Rio Pardo (RS): 44.2 mm

São Luiz Gonzaga (RS): 43.5 mm

Gabriela Foletto mediu cerca de 190 mm de chuva em 8 horas, em Santana do Livramento. A chuva muito volumosa inundou parte da plantação.

Foto: Climatempo

Santana do Livramento (RS), por Gabriela Foletto: chuva forte de frente fria inunda plantação de sooja 17/1/2021

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) 

Também registrou mais de 40 mm de chuva em 24 horas em vários municípios do Rio Grande do Sul. Acumulados entre 12h de 16/1/2021 até 12h de 17/1/2021, aproximadamente

 Horizontina: 68mm

 Venâncio Aires: 65,8 mm

 Itaqui: 63,2 mm

 Sapucaia do Sul: 58,4 mm

 Lajeado 56,6: mm

 Iraí: 51mm

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade