PUBLICIDADE

Segunda-feira de frio intenso e geada no Sul, SP e MS

Forte massa de ar polar mantém as temperaturas baixas no centro-sul do Brasil. Friagem chega aos estados do Acre e Rondônia. Confira!

19 jul 2021 07h22
ver comentários
Publicidade

Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Uma frente fria avança entre a costa do Rio de Janeiro e Espírito Santo nesta segunda-feira e espalha nuvens carregadas. No centro-sul do país, a entrada de uma intensa massa de ar frio de origem polar derruba as temperaturas e provoca geada em amplas áreas da Região Sul, em São Paulo e no estado de Mato Grosso do Sul. Com a atuação do sistema, a previsão é de friagem para o Centro-Oeste e para áreas do Norte, inclusive sobre os estados do Acre e Rondônia. Na costa do Nordeste, ventos marítimos ainda provocam a formação de áreas de instabilidade.

Foto: Climatempo

Condições do tempo para o dia - 19/07

A segunda-feira começa com frio intenso no centro-sul do Brasil devido à entrada de uma intensa massa de ar frio de origem polar. O amanhecer será com geada em amplas áreas da Região Sul, no interior paulista e no centro-sul de Mato Grosso do Sul, inclusive nas capitais Curitiba e Campo Grande. A sensação também será de muito frio na região metropolitana de São Paulo e extremo sul de Minas. Além disso, a alta polar também provoca friagem em áreas do Centro-Oeste e até nos estados do Acre e Rondônia.

Com o avanço de uma frente fria em alto mar, o dia começa com chuva em áreas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, mas sem condições para temporais. O tempo firme persiste na maior parte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, interior do Nordeste, Tocantins, sul do Amazonas e do Pará, Rondônia e também na capital Rio Branco.

Na costa do Nordeste, a chuva será passageira, com risco de alguns temporais no centro-norte do Maranhão. Em Boa Vista, o céu fica encoberto, com risco de chuva forte em vários momentos. Nas capitais Manaus, Macapá, Boa Vista e Belém, chove principalmente a partir da tarde, com alta chance de tempestades.

Riscos previstos para o dia

Risco de geada ao amanhecer em amplas áreas da Região Sul, no centro-sul de Mato Grosso do Sul e no centro-oeste e sul de São Paulo. Devido à presença de um ciclone em alto mar, rajadas de vento entre 50 e 80km/h serão observadas no leste do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre. No litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo as rajadas serão de até 50km/h. Atenção para baixos índices de umidade relativa do ar, com níveis entre 21% e 30% no centro-norte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso, inclusive nas capitais Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. A umidade pode ficar em situação de alerta, com índices entre 11% e 20% no norte goiano, centro-sul do Tocantins, sul do Maranhão e do Piauí e no oeste da Bahia.

No extremo norte do Brasil, o alerta é para temporais no noroeste do Amazonas e em Roraima. Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento no oeste do Acre, na região de Manaus, norte do Pará e no Amapá. 

Climatempo
Publicidade
Publicidade