PUBLICIDADE

Climatempo

Saiba o que são as estrelas cadentes (meteoros)

Este é o nome popular dos chamados meteoros. Um pedaço de meteorito pode valer muito dinheiro! Entenda ainda o que são meteoroides, bólidos e meteoritos.

5 dez 2020 - 17h56
Compartilhar
Exibir comentários

Com surgem as estrelas cadentes? Primeiro é preciso entender que estrela cadente é o nome popular dos meteoros. Os meteoros são os rastros luminosos proporcionados pela rápida passagem de corpos variados na alta atmosfera terrestre.

E quando falamos de "corpos variados" podemos nos referir, por exemplo, a lixo espacial, pequenos fragmentos da Lua ou de Marte, restos de cometas que passaram próximos a Terra e outros objetos.

Meteoroide

Especificamente no caso das chuvas de meteoros, os riscos luminosos que observamos no céu são produzidos por pequenos fragmentos que sobraram das passagens de cometas.  Esses fragmentos são chamados de meteoroides.

Tudo inicia quando um cometa se aproxima do Sol. A uma distância aproximada Sol-Marte o cometa começa a sublimar por causa dos ventos solares. Cada vez mais próximo do Sol, o calor desses ventos solares faz com que o cometa perca matéria, deixando pequenos fragmentos no espaço, ou seja, os meteoroides. Alguns desses enxames de meteoroides podem estar na rota da Terra. Desta forma, no seu movimento habitual de translação, por muitas vezes, o planeta Terra acaba passando próximo dos meteoroides.

Por conta da ação gravitacional que o planeta Terra exerce sobre os meteoroides, esses fragmentos penetram na atmosfera terrestre, atingindo grandes velocidades. Adicionado a isso, temos o choque que ocorre entre o meteoroide e as moléculas de ar. Uma combinação perfeita para produzir os meteoros, ou seja, os belos rastros luminosos que podemos observar. 

O que é bólido?

A maioria desses objetos celestes acabam virando pó. Porém, alguns corpos conseguem vencer o calor da fricção e associado a seu tamanho considerável ou, uma entrada na atmosfera com velocidade "baixa", produzem um aspecto similar a uma bola incandescente no céu. Como resultado, durante a sua passagem, produzem um som intenso e deixam um rastro de fumaça. Esses corpos são chamados de bólidos. Por ser chamado de "fireball" em inglês, a tradução popular para o português se tornou "bola de fogo", porém o termo científico correto é bólido. 

O que é um meteorito?

Mas, nem todos os meteoroides viram pó. Alguns vencem a barreira atmosférica terrestre. Esses corpos que conseguem atingir o chão são chamados de meteoritos. Com uma certa experiência, pode-se encontrar diversos meteoritos após a ocorrência de um meteoro e, principalmente, após a ocorrência de um bólido.

Pedaços de meteoritos podem valer muito dinheiro

O valor do grama de um meteorito pode variar de acordo com sua composição química e procedência.

Para se ter uma ideia, o preço de um simples meteorito, como por exemplo, o meteorito do Campo del Cielo, com seus 91 gramas, está sendo negociado por 5,48 dólares. Mas, um meteorito originado de Marte (código NWA 13038), com seus 560 gramas, custa 72.995,00 dólares.

Qual equipamento óptico usar para ver uma chuva de meteoros?

Para realizarmos as observações de chuvas de meteoros não devemos utilizar telescópios ou binóculos. Basta uma cadeira confortável direcionada para a região dos radiantes  dos meteoros (região do céu onde ocorre uma chuva de meteoros) e pronto! É só esperar os rastros luminosos aparecerem no céu.

Mas claro que, para apreciar uma chuva de "estrelas cadentes", como outros fenômenos astronômicos, a meteorologia precisa estar favorável. O céu precisa estar com pouco ou nenhuma nebulosidade. Não pode estar chovendo ou nevando!

Muitas vezes, a poluição luminosa provocada pelo excesso de luz artificial das cidades impede a visualização dos astros. Assim, quanto menor a iluminação artificial do local onde você estiver, melhor será sua observação do céu. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade