3 eventos ao vivo

Rio Grande do Sul continua com temporais

Sul do estado já acumula mais de 100 mm em 13 dias

13 set 2017
23h12
  • separator
  • comentários

Fortes áreas de instabilidade se espalharam sobre o centro-sul do Rio Grande do Sul e provocaram temporais na fronteira com o Uruguai durante a quarta-feira, 13 de setembro. Algumas áreas acumularam mais de 100 mm entre a noite do dia 12 e a noite de 13 de setembro.

A previsão é de mais chuva para esta quinta-feira e também para sexta-feira, 15, e durante o fim de semana, o último do inverno. Até o domingo, o Rio Grande do Sul, as condições para chuva tendem a aumentar com a lenta passagem de uma frente fria. Além disso, o estado vai receber ar úmido e quente vindo do Norte do Brasil que ajudar na formação de nuvens bastante carregadas. A situação é de alerta para tempestades no estado até o domingo, com muita chuva, ventania e risco de queda de granizo. As rajadas de vento mais intensas podem alcançar velocidades de 70 km/h a 90 km/h.

Veja as nuvens carregadas pelas imagens de satélite.

Grande Porto Alegre

A população da Grande Porto Alegre vai enfrentar muita chuva até o domingo. As pancadas de chuva nesta quinta-feira tendem a ocorrer à tarde e à noite, mas na sexta, no sábado e no domingo deve chover várias vezes, a qualquer hora e há risco de temporal . Por causa da chuva e muita nebulosidade, a temperatura fica amena nos próximos dias.

O mapa mostra o volume de chuva estimado para o Sul do Brasil para de 14 a 18 de setembro de 2017. Veja o volume na escala na parte superior do mapa. Há previsão de 100 mm a 150 mm para Porto Alegre em apenas cinco dias. A média de chuva para setembro é de aproximadamente 140 mm.

Foto: Climatempo

Chuva estimada para a Região Sul entre 14 e 18 de setembro de 2017: previsão de 100 mm a 150 mm para Porto Alegre

Pouca chuva em SC e no PR

As áreas de chuva forte que crescem sobre o Rio Grande do Sul nos próximos dias não vão conseguir se espalhar por toda a Região Sul por enquanto. Santa Catarina e Paraná, incluindo as capitais, ainda terão sol e aumento do calor nesta quinta-feira . Na sexta-feira e no fim de semana, pancadas de chuva devem ocorrer no centro, oeste e sul de Santa Catarina, no oeste e no sul do Paraná. Pode ventar e chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos nestes dias, mas não há expectativa de chuva volumosa e persistente como esperada para o Rio Grande do Sul. A chance de chuva em Florianópolis e em Curitiba é baixa até domingo .

Chuva acima da média no sul do RS

Em Santana do Livramento, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 110,4 mm acumulados entre 20h do dia 12 e 20h e 13 de setembro. Este volume de chuva representa quase toda a média de chuva normal para o mês de setembro na região que é de aproximadamente 122 mm. No mesmo período, a região de Bagé acumulou 84,8 mm, em Dom Pedrito choveu 78,4 mm e em Uruguaiana o volume acumulado foi de 56,8 mm.

Mas considerando o acumulado de chuva de 1 a 13 de setembro, os totais já superam 100 mm e até superam a média histórica para este mês . Pelas medições do INMET, Santana do Livramento acumulou 174 mm (média de 122 mm), Dom Pedrito acumulou 119 mm em 13 dias (média de 129 mm) e em Bagé choveu 119 mm (média de 134 mm).

Foto: Climatempo

Foto: Hayssa Appel, Ijuí (RS)

Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade