PUBLICIDADE

Rio de Janeiro tem virada de tempo no fim semana

Passagem de frente fria pode provocar chuva e vento fortes. Temperatura cai muito e pode até gear no sul do RJ na próxima semana. Há risco de ressaca.

18 mai 2018 - 15h14
Compartilhar
Exibir comentários

O fim de semana será com virada no tempo no Rio de Janeiro por causa da passagem de uma frente fria, com forte intensidade. Essa frente fria pode provocar chuva e vento forte no estado do Rio de Janeiro neste sábado e no domingo vai esfriar muito.

Sábado quente

A previsão para este sábado é de que o Rio de Janeiro ainda tenha sol e calor. A nebulosidade vai aumentando ao longo do dia, a medida que a frente fria se aproxima.  Pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite em todo o Rio de Janeiro. No Norte e Noroeste Fluminense, as pancadas de chuva são mais prováveis à noite.

Neste sábado, mesmo sem estar chovendo é possível que ocorram algumas rajadas de ventos fortes no estado do Rio de Janeiro. É um vento quente, e as rajadas mais fortes podem variar de 60 km/h a a 80 km/h. A possibilidade de chuva forte é maior na tarde e noite do sábado.

Domingo frio

A frente fria vai avançar muito rapidamente. Durante o domingo, a chuva ainda acontece no Rio de Janeiro, podendo ser com até moderada intensidade na madrugada e manhã. A tendência é de diminuição da chuva até a noite, mas a nebulosidade persiste. No domingo ainda pode ventar forte e a temperatura cai muito em relação ao sábado. Na cidade do Rio, esta queda deve ser de mais ou menos 10°C,  entre a tarde do sábado e a tarde do domingo.

O ar frio de origem polar que vem com essa frente fria chega com muita força ao Rio de Janeiro. A combinação da chuva, vento, falta de sol e o ar polar vai causar uma queda de temperatura bastante acentuada. Teremos um sábado quente e o domingo já será com sensação de frio no estado do Rio de Janeiro. A diferença de temperatura vai ser grande.

Foto: Climatempo

Foto de Júlio Serrão, Maricá (RJ)

Ressaca

Um ciclone extratropical se forma no litoral da Região Sul e entre o domingo, 20, e a terça-feira, 22, vai provocar vento forte no mar, entre o Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Isto vai deixar o mar bastante agitado. No Rio de Janeiro, a agitação marítima começa a aumentar no domingo e há risco de ressaca, do litoral sul até Arraial do Cabo, com ondas de até 3 metros durante a segunda e também na terça-feira, 22 de maio.

Frio intenso

Esta massa de ar polar que chega ao Rio a partir do domingo, 20, é a mais forte deste ano no Brasil, até agora. A temperatura vai cair muito em todo o estado do Rio de Janeiro. Entre os dias 20 e 23 de maio, muito provavelmente teremos recordes de menor temperatura de 2018 em todo o estado do Rio. É provável que a temperatura fique abaixo dos 10°C, um pouco acima deste valor, nas cidades serranas entre os dias 20 e 23 de maio. 

A cidade do Rio de Janeiro deve bater o recorde de frio para este ano na segunda e na terça-feira, 22 de maio. Pelos registros do Instituto nacional de meteorologia, a menor temperatura até agora na cidade do Rio foi de 15,5°C, no Alto da Boa Vista , no dia 10 de maio.

O ar polar será sentido sobre o Rio de Janeiro durante toda a próxima semana.Veja como fica a previsão.

Geada na Mantiqueira

É possível que ocorra o fenômeno da geada (congelamento do orvalho sobre qualquer superfície) na região de Visconde de Mauá, e outras cidades de grande altitude do Sul Fluminense, na serra da Mantiqueira. Nestas áreas, a temperatura na segunda e na terça-feira, 21 e 22 de maio, a temperatura pode ficar pouco abaixo dos 5°C.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade