PUBLICIDADE

Climatempo

Primavera 2021: previsão para a Região Nordeste

Estação tem início no dia 22 de setembro, às 16h21, e termina em 21 de dezembro de 2021, às 12h59 (hora de Brasília)

18 set 2021 - 11h24
Compartilhar
Exibir comentários

O equinócio da primavera no Hemisfério Sul será às 16h21 do dia 22 de setembro. É o início astronômico da primavera que se estende até às 12h59 de 21 de dezembro de 2021, quando se inicia o  verão. 

Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera significa a estação do retorno da chuva regular e aumento do calor. A Região Nordeste é a única que não se enquadra nesta tendência, pois a primavera é a estação de seca para praticamente todo o Nordeste. É época de pouca ou nenhuma chuva e muito calor. 

Primavera com La Niña

A primavera de 2021 será com o desenvolvimento de um evento na La Niña,  na sua forma Modoki. Os principais centros de monitoramento do clima global apontam que este evento. La Niña estará completamente configurado na virada de setembro para outubro

Um aspecto especial do La Niña Modoki é estimular mais chuva durante a primavera do que no verão. Algumas áreas da Região Nordeste do Brasil vão sentir um aumento do volume de chuva especialmente em outubro.

 O La Niña deve influenciar toda a primavera e o verão, porém, o fenômeno deve  voltar aos padrões normais (perder a característica Modoki) no fim do verão 2021/2022.

Confira a previsão para primavera de 2021 no Brasil para a Região Nordeste do Brasil, com análise do meteorologista Filipe Pungirum, da Climatempo.

Resumo da previsão para a Região Nordeste

Setembro: chuva dentro da média e temperatura dentro a acima da média histórica na Região, de forma geral;

Outubro: mais chuva do que o normal em várias áreas do MA, PI, CE, centro, oeste e norte da BA e no sertão de PE;  temperatura a acima da média em toda a Região.

Novembro: acima da média no MA, dentro a acima da média no norte do PI, CE e na faixa leste do Nordeste e abaixo da média nas demais áreas; temperatura dentro da média;

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade