PUBLICIDADE

Climatempo

Pancadas de chuva no leste do Nordeste

Frente fria na costa da BA aumenta a instabilidade no leste da Região. Quase todo o interior ainda fica muito quente e seco.

5 set 2019 - 21h37
Compartilhar
Exibir comentários

O deslocamento de uma frente fria pelo mar e os ventos úmidos, associados a um sistema de alta pressão atmosférica, vão se intensificar e aumentar as condições para chuva na faixa leste do Nordeste. Áreas de instabilidade também vão se formar sobre parte do Maranhão e do Piauí nesta sexta, 6 de setembro, e nas demais regiões, o sol e o ar seco devem continuar predominando.

Costa leste da Região

A previsão para o litoral da Bahia, incluindo Salvador, é de céu nublado, com alguns períodos de sol e chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva e vento de moderada a forte intensidade. A região de Aracaju, de Maceió, de Recife, de João Pessoa e de Teresina devem ter predomínio de sol, com risco de chuva fraca e passageira. A faixa central do Maranhão vai ter uma manhã de sol e pancadas de chuva entre a tarde e à noite, com raios.

Umidade do ar em níveis prejudiciais a saúde

Nas demais áreas do Nordeste, incluindo Natal, São Luís e Fortaleza, o predomínio é de sol e ar seco, sem risco de chuva. A umidade relativa do ar vai ficar entre 12% e 20%, no sul do Maranhão, do Piauí e no oeste da Bahia, nas horas mais quentes do dia. No centro-sul do Ceará, no centro-oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco e em áreas centrais do estado do Piauí e da Bahia, a umidade no ar vai variar entre 21% e 30%, nas horas mais quentes do dia.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para não prejudicar a saúde humana, é que a umidade no ar se mantenha acima de 60%.

Foto: Climatempo

Foto de Jamile Cesar, Salvador (BA)

Recorde de calor em Teresina

Teresina bateu recorde de maior temperatura do ano na quarta-feira, dia 4 de setembro. Segundo dados da estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura chegou em 37,5°C. Nos próximos dias a capital pode bater novos recordes de calor.

Chuva volumosa em Salvador nesta sexta

Neste sábado, 7 de setembro, as rajadas de vento sobre o Nordeste vão alcançar os 60km/h. O leste da Bahia tem previsão de chuva a qualquer hora, intercalada com períodos de sol e muita nebulosidade. Esta chuva deve alcançar grandes volumes entre Salvador e Ilhéus.

Para as demais áreas da costa leste a previsão é de chuva fraca e passageira e para o interior da Região e a costa norte o predomínio de uma massa de ar seco se mantém e o dia será de sol forte.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade