PUBLICIDADE

Oceano Pacífico está muito agitado

Seis tempestades severas eram observadas no dia 24/7/17

24 jul 2017 - 23h11
Compartilhar
Exibir comentários

Seis tempestades severas eram observadas no dia 24 de julho de 2017 na porção norte do oceano Pacífico, no Hemisfério Norte. Três delas estavam no Pacífico Leste, ao largo da costa oeste do México, e as outras três no Pacífico Oeste, entre o Japão, as Filipinas e a costa do Vietnã.

Foto: Climatempo

Hillary se tornou um furacão no dia 24 de julho, mas pela avaliação do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unicos (NHC, na sigla em inglês), continua se fortalecendo e deve se tornar um grande furacão neste terça-feira. Na nomenclatura usada pelo NHC, Hilary deve se tornar um "major", o que significa ter ventos constantes de pelo menos 177 km/h.

Irwin é uma tempestade tropical, mas com potencial para se tornar um furacão no decorrer da noite de 24 de julho.

Greg é uma tempestade tropical que se mantinha sem tendência de intensificação na noite de 24 de julho.

Foto: Climatempo

Do lado oeste do Pacífico, a Agência de Meteorologia do Japão é um dos centros principais de monitoramento de ciclones tropicais.

Noru é um tufão que às 21 horas de 24 de julho de 2017, em Brasília, tinha ventos constantes em torno de 140 km/h e deve se manter como um sistema forte pelo menos até o dia 28 de julho.

Sonca é uma tempestade tropical que segue avançando em direção ao continente provocando muita chuva e ventos fortes sobre o Vietnã e Laos. Ao entrar no continente, Sonca enfraquece e nesta terça-feira deve se transformar em uma depressão tropical.

Kulap é uma tempestade tropical, mas que pela análise da Agência de Meteorologia do Japão deve perder força nas próximas 24 horas e tende a se tornar uma depressão tropical.

Por que tantas tempestades juntas?

A presença de tantas tempestades de grande porte ao mesmo tempo não é comum. Especialistas apontam que esta grande atividade no oceano Pacífico Norte é consequência da temperatura da água do mar acima do normal, mas também da influência Oscilação Madden-Julian, que na sua fase 4 estimula a precipitação especialmente na região da Indonésia.

Entenda a diferença entre ciclone tropical, ciclone extratropical e subtropical e saiba onde se formam os furacões e os tufões.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade