PUBLICIDADE

Climatempo

O que é Alta da Bolívia?

Entenda mais sobre a Alta da Bolívia e seu processo de formação!

3 dez 2021 - 11h22
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Satélite CPTEC - 15/12/21

O que é a Alta da Bolívia?

A Alta da Bolívia é um dos sistemas meteorológicos típicos do verão sobre América do Sul. É um sistema de alta pressão atmosférica identificado em torno de 10 km de altitude. O centro de sistema de alta pressão normalmente fica sobre a Bolívia, o que justifica o seu nome.

Este sistema é a circulação no sentido anti-horário, em altos níveis da atmosfera, que causa convergência nos níveis mais baixos também, favorecendo a formação de nuvens muito carregadas. 

A Alta da Bolívia um dos principais sistemas meteorológicos do verão e a responsável pelo estímulo de muitas áreas de instabilidade sobre o Brasil.

Este sistema também é um dos maiores responsáveis pela formação do VCAN no Nordeste Brasileiro e é parte da circulação da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Formação da Alta da Bolívia

O anticiclone se estabelece na região da Bolívia apenas durante o verão, depois já se desloca para dentro do continente da América do Sul no decorrer da estação. Durante o outono, o anticiclone na alta troposfera ou atmosfera se desloca em direção ao Oceano Atlântico, desaparecendo completamente no inverno e ressurgindo na primavera com centro na Amazônia.

A Alta da Bolívia, no verão, está fortemente associada ao forte aquecimento da superfície na região da Bolívia ou do Altiplano Boliviano, durante a estação mais quente do ano. Assim, a coluna troposférica aquece e, consequentemente, gera o anticiclone em altos níveis nessa região, pois há uma liberação maior de calor latente e sensível da superfície para a atmosfera.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade