PUBLICIDADE

Novo recorde de frio em Porto Alegre

Ar polar intenso sai do Sul do Brasil e temperatura sobe em toda a Região Sul. Nevoeiro pode ser problema no fim de semana.

25 mai 2018 - 12h14
Compartilhar
Exibir comentários

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, bateu o recorde de frio para 2018 pelo quarto dia consecutivo. A madrugada desta sexta-feira, 25 de maio, foi a mais fria do ano na capital gaúcha, com temperatura mínima de 5,0°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 6,6°C registrado ontem.

No quarta-feira, a temperatura chegou aos 8,4°C, em 23 de maio, na terça-feira, 22 de maio, a temperatura baixou até 9,2°C. A menor temperatura em 2017 foi de 2,2°C, em 19 de julho.

O acentuado resfriamento dos últimos dias foi provocado por uma nova massa de ar frio de origem polar, de forte intensidade, que avançou sobre o Sul do Brasil esta semana. O centro (região mais fria) desta massa de ar frio passou sobre o Rio Grande do Sul e por isso o frio aumentou especialmente neste estado e em Santa Catarina.

Maio quente em Porto Alegre

Mesmo com o acentuado resfriamento desta semana, maio ainda está sendo com menos frio do que poderia ser. A média da temperatura mínima de maio em Porto Alegre ainda está mais de 1°C acima da média normal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a média das temperaturas mínimas registradas de 1 a 25 de maio foi de 14,8°C e estava 1,5°C acima da média normal para maio que é de 13,3°C.

Foto: Climatempo

Previsão para o fim de semana

Para o fim de semana, a previsão é de sol e tempo seco em praticamente toda a Região Sul do Brasil. Na Grande Curitiba, no litoral do Paraná e no Vale do Itajaí, o sábado, 26, ainda será com muitas nuvens e há possibilidade de garoa na madrugada e pela manhã.

A tendência é de elevação da temperatura em todos os estados, pois o ar polar intenso vai para o mar. Porém, o maior aquecimento será sentido durante as tardes. As noites e madrugadas continuam frias, mas não geladas como foi durante os últimos 7 dias.

Mesmo assim, é possível que alguns locais mais elevados da serra catarinense, como São Joaquim, Urupema e Urubici, ainda registrem temperaturas em torno de 0°C e alguma geada.

Nevoeiro

A baixa temperatura do início da manhã vai facilitar a formação de nevoeiro na Grande Porto Alegre. Tanto no sábado como no domingo, vários aeroportos e estradas no Rio Grande do Sul, e dos demais estados da Região Sul, podem ter problemas de baixa visibilidade por causa do neveiro.

No começou da manhã desta sexta-feira, 25, o aeroporto internacional Salgado Filho voltou a registrar nevoeiro. No pior momento, a visibilidade baixou para 300 metros.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade