PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Norte do Brasil tem fortes pancadas de chuva

Semana será bastante instável. Confira como foi a chuva de outubro nas capitais.

5 nov 2018 - 22h23
Compartilhar
Exibir comentários

A semana começou com tempo mais instável na Região Norte do Brasil. A circulação de ventos sobre o país aumentou a umidade até mesmo no norte do Pará e no Amapá e voltou a chover nesses locais onde não chovia há várias semanas. Pancadas de chuva voltaram acontecer nesta segunda-feira até na região de Macapá.

Terça-feira instável

Para esta terça-feira, a previsão é de períodos com sol, muita nebulosidade e várias pancadas de chuva ao longo do dia em todas as áreas da Região Norte do Brasil. A chuva mais frequente e volumosa deve acontecer sobre o estado do Tocantins e também em áreas do do Acre, mas pancadas de chuva moderadas a fortes podem acontecer em todos os estados da Região Norte

Tendência para a semana  

Nos próximos dias essas áreas de instabilidade vão crescer por quase toda a região Norte do Brasil. Os maiores volumes de chuvas devem ser observados sobre o Tocantins, no sul do Pará e em áreas ao sul do Amazonas, no Acre e também em Rondônia. Mas as pancadas de chuva podem acontecer em todas as áreas.

No extremo norte do Pará e no Amapá, as condições para chuva voltam a diminuir a partir da próxima quinta-feira. Na sexta-feira e no fim de semana, pouca chuva deve ser observada nessas áreas.

Foto: Climatempo

Foto de Gleive Marcio Rodrigues

Chuva de outubro na capitais do Norte

Quase todas as da Região Norte fecharam o mês de outubro com chuva abaixo da média histórica. O maior volume de chuva foi o de Palmas, capital do Tocantins, que acumulou 200 mm de chuva em outubro de 2018. O mês terminou com 24% de chuva acima da média normal. Em Rio Branco choveu 29% acima da média.

Na região de Belém choveu dentro da normalidade e volume acumulado em  outubro ficou apenas 4% acima da média histórica.

As outras capitais da Região Norte terminaram o mês de outubro com menos chuva do que a média. A maior deficiência foi observada na região de Macapá, onde outubro terminou com 87% de chuva abaixo da média mensal. Mas é preciso lembrar que chover pouco é comum nesta época do ano na região do Amapá.

A tabela mostra o volume de chuva acumulado em outubro (aproximado) comparado com a média histórica normal para o mês, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A última coluna é a diferença em relação à média.

Capital

Chuva outubro (mm)

Média outubro (mm)

% da média

Palmas

200

161

24

Belém

135

129

4

Macapá

10

73

-87

Manaus

57

104

-46

Boa Vista

35

73

-52

Porto Velho* (automática)

114

185

-38

Rio Branco

197

153

29

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade