PUBLICIDADE

Litoral norte do Nordeste continua com tempo instável

Fortaleza registra chuva muito volumosa, em mês de pouca chuva, e acumulada 100 mm em 24 horas, mais do que a média normal para todo o mês de julho.

7 jul 2018 - 20h45
Compartilhar
Exibir comentários

Fortaleza, capital do Ceará, teve muita chuva neste sábado, de forma atípica para um dia de julho. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 102,2 mm de chuva em 24 horas, entre 18 horas da sexta-feira, 6 de julho, e 18 horas do sábado, dia 7. Mas praticamente toda a chuva caiu em 12 horas, entre 21 horas da sexta e 9 horas do sábado.

A chuva em julho em Fortaleza já é escassa, mas em alguns anos até ocorre forte acumulando entre 40 mm e 50 mm. Mas chover cerca de 100 mm em 24 horas, em julho, é muito pouco comum. A média de chuva normal para julho na capital do Ceará fica em torno de 70,0 mm. Pelo histórico de dados do INMET, foi a maior chuva em 24h em julho, pelo menos em 16 anos, desde 2002. Não foi possível pesquisar anos antes de 2002 pois há uma falha no banco de dados público do INMET. De qualquer forma, a chuva entre 6 e 7 de julho de 2018 em Fortaleza foi muito atípica.

Em Natal, o sol reapareceu no sábado, depois de uma sexta-feira com muita chuva. Foram acumulados 83,0 mm entre 9 horas do dia 6 e 9 horas de 7 de julho. Em 24 horas choveu 34% da média de chuva normal  para julho que é de 242 mm.

O que provocou a chuva forte em Natal e em Fortaleza foram áreas de instabilidade que avançaram do mar, primeiro para a região do Rio Grande do Norte deixando o tempo chuvoso em Natal na sexta-feira, 6 de julho, mas que depois se deslocaram para o litoral do Ceará, entre a noite da sexta e a madrugada do sábado, 7 de julho, provocando a chuvarada sobre Fortaleza.

A imagem captada pelo satélite GOES 16 do começo da noite de 7 de julho mostrava que as áreas de instabilidade já tinham se afastado da região do leste do Rio Grande do Norte, mas persistiam na costa norte do Nordeste. As nuvens mais carregadas (manchas coloridas) estavam entre o Piauí e o Maranhão. O litoral do Maranhão teve chuva moderada a forte.

Foto: Climatempo

Neste domingo, 8 de julho, as áreas de instabilidade na costa norte do Nordeste provocam chuva frequente e volta a chover em Fortaleza e em São Luís. Mas Teresina, que não costuma ter chuva nesta época, também terá pancadas de chuva. Pode chover com moderada intensidade.

No litoral leste do Nordeste, o sol aparece forte o dia todo, mas pode chover rapidamente. O interior do Nordeste em tempo seco, com sol forte e ar muito seco. O nível de umidade no ar fica entre 20% e 30%, de forma geral, nas horas mais quentes do dia.

Foto: Climatempo

Foto: Alexandre Lima. Fortaleza/CE

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade