PUBLICIDADE

Climatempo

Janeiro histórico em Uruguaiana

Volume de chuva já se aproxima dos 700 mm na região

28 jan 2019 - 16h26
Compartilhar
Exibir comentários

Muitos temporais foram observados sobre os estados da Região Sul durante o mês de janeiro de 2019, mesmo assim, a maioria das áreas da Região deve fechar o mês com um volume de chuva próximo ou um pouco abaixo da média climatológica.

Mas no sul do Rio Grande do Sul, este janeiro está sendo de chuva extrema e o mês vai terminar com acumulados de 400 a 500 mm em muitos locais.

Foto: Climatempo

Isto representa 3 a 4 vezes mais chuva do que seria o normal. A média climatológica para esta região em janeiro de 125 a 150 mm.

Chuva histórica em Uruguaiana

A região de Uruguaiana, cidade gaúcha na tríplice fronteira Brasil/Uruguai/Argentina vive um janeiro histórico. A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia mediu aproximadamente 690 mm em 27 dias. Isto significa que já choveu quatro vezes mais do que o normal para um mês de janeiro e 42% da média de chuva para todo o ano

Chuva em 27 dias: 690 mm

Média anual: 1650 mm

Média janeiro: 160 mm

Nos registros do INMET período de 1991 a 2019, o maior total mensal de chuva foi de 569,3 mm em novembro de 2009.

Com explicar tanta chuva?

Durante praticamente todo o mês de janeiro de 2019, a Alta pressão subtropical do Atlântico Sul (ASAS) predominou sobre o Brasil fazendo com que as frentes frias ficassem bloqueadas sobre o extremo sul do país. As frentes frias passaram devagar no sul do Rio Grande do Sul provocando muita chuva. Ao mesmo tempo, a circulação de ventos em torno de 1500 metros de altitude foi sempre de ventos quentes e úmidos, vindos da Região Norte. Tudo isto gerou uma grande quantidade de nuvens carregadas entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina e que passaram também sobre Uruguaiana provocando chuva muito volumosa.

O sudoeste do Rio Grande do Sul passou grande parte do mês de janeiro sob influência de áreas de baixa pressão atmosférica que estimula a formação de nuvens carregadas.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Vinicius Blanco, Uruguaiana/RS

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade