PUBLICIDADE

Instabilidade ganha força no Norte do país

Tempo quente e úmido e a presença da ZCIT favorecem a formação de nuvens carregadas

6 dez 2018 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários

O tempo quente úmido e abafado predomina no Norte do Brasil. Para os próximos dias vários fatores meteorológicos vão favorecer a permanência das grandes nuvens carregadas que já estão sobre quase toda a Região.

A combinação do calor e da alta umidade e a presença da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical ajuda a manter as condições favoráveis para a formação de muitas áreas de instabilidade. 

Em Rio Branco (AC), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Palmas (TO), as nuvens não escondem totalmente o sol, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora e podem cair fortes várias vezes ao longo desta sexta-feira. Há risco para temporais.

Em Boa Vista (RR), as condições para chuva são baixas. Nas demais áreas do Norte do país as pancadas de chuva acontecem a tarde e a noite e em alguns momentos pode cair com moderada a forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas. Há risco de chuva forte, alertam os meteorologistas.

Foto: Climatempo
Foto: Gleive Marcio Rodrigues - Palmas - TO

Fim de semana

O fim de semana segue com condições favoráveis a formação de nuvens de chuva sobre a Região Norte do Brasil. Em algumas localidades, a chuva pode cair com mais frequência e de forma volumosa e em outras de forma bastante isolada e irregular, mas sempre com a presença do sol.

O mapa de chuva mostra que até o dia 11 dezembro, muitas áreas da região podem acumular volumes de chuva superiores a 70 milímetros. Veja abaixo:

Foto: Climatempo

Volume de chuva

Choveu muito no Amazonas e a quantidade de chuva chamou a atenção dos meteorologistas. Foi excepcional. De acordo com dados do Inmet -Instituto Nacional de Meteorologia no período entre 9h da manhã do 05/12 até 9h do dia 06/12 o volume acumulado de chuva na cidade de Fonte Boa superou os 100 milímetros. Veja no quadro abaixo os maiores volumes de chuva observados:

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade