PUBLICIDADE

Climatempo

Girassol suporta altas temperaturas

Época de plantio começou! Solo precisa estar drenado, pois os girassóis não se desenvolvem bem em solos muito úmidos

4 out 2021 - 09h30
Compartilhar
Exibir comentários

O girassol é uma flor anual que pode crescer de 1 a 5 metros de altura e suas flores chegam a 40 cm de diâmetro. Seu nome vem de sua capacidade de acompanhar o curso do sol, de leste a oeste. Quando a flor aparece, a planta não gira mais e fica voltada para o oriente.

Clima ideal para a produção 

Antes de plantar você precisa saber o tempo mais adequado de semeadura do girassol. Cresce bem com temperaturas elevadas, tolerando até mesmo temperaturas próximas a 40°C. Assim, a temperatura mínima durante o ciclo de cultivo não deve ser inferior a 5°C, sendo melhor que não fique abaixo de 10°C. 

Época de plantio 

O plantio pode ocorrer de setembro a março. A escolha do tipo de girassol é outra decisão que devemos tomar. As diferentes espécies se diferenciam, especialmente no tamanho da planta. O girassol anão (45 a 60 cm de altura) é a indicação para cultivos em vasos e ambientes internos, enquanto o girassol alto (até 1,80 m de altura) é o mais indicado para áreas externas como jardins e quintais.

O primeiro passo para o plantio é certificar que o solo está bem drenado, pois os girassóis não se desenvolvem bem em solos muito úmidos. Por outro lado, é uma planta que necessita de local bastante ensolarado e a terra deve ser rica em nutrientes.

A emergência e o crescimento do girassol são rápidos, por isso é melhor semear diretamente no solo e ao ar livre. Se o plantio for feito diretamente no solo, inicie revolvendo-o em profundidade, depois forme um buraco com cerca de 3 a 5 cm de profundidade e deposite de 3 a 4 semente. Coloque as sementes a cada 20 cm. Regue regularmente, principalmente nos períodos mais quentes.

Foto: Climatempo

Foto: Angela Ruiz - Holambra - SP

 

Plantio em vasos

O ponto chave no cuidado do girassol é a irrigação, principalmente se for cultivado em vasos. Para quem tem terraço ou varanda, o plantio de girassol em vasos é uma boa opção. Pegue um vaso de diâmetro suficiente para permitir que as raízes se desenvolvam (cerca de 30 cm no mínimo) e preencha com terra especial para vasos.

Faça um pequeno orifício no meio e coloque 3 a 4 sementes de girassol e regar regularmente. Caso queira plantar mais de uma planta, tenha um vaso maior, pois você precisa de um espaçamento de 10 a 15cm entre as sementes para que o girassol cresça melhor e individualmente. Acima de tudo, evite colocar as sementes nas extremidades do seu vaso.

Quando seus girassóis formarem 3 a 4 folhas, mantenha a planta mais vigorosa e continue regando regularmente. Considere estacas para girassóis altos, especialmente se seu jardim for exposto ao vento. O girassol é uma planta de fácil manutenção, o que requer poucos cuidados quando devidamente instalado. No entanto, alguns gestos podem permitir prolongar a floração e otimizar a renovação das flores. Tenha cuidado para que o solo não seja nem muito seco e nem muito úmido.

O girassol é muito exigente em nutrientes

Basicamente, o uso de fertilizante mineral é o caminho mais eficiente para nutrir bem seu girassol. Adicione fertilizante com nitrogênio primeiro e, em seguida, com fósforo na floração, se necessário, para permitir que as plantas recebam um bom suprimento de nutrientes.

O girassol é uma planta anual, que irá secar e morrer ao final de seu ciclo. Para preservar a planta verde, recomenda-se retirar a flor assim que estiver murcha. Isso vai permitir o florescimento no próximo ano. Outro caminho é colher as sementes, ao final do ciclo da planta. As sementes estão localizadas na parte central da flor e estão prontas para coletar quando a parte de trás da flor ficar marrom. Essas sementes serão o início de um novo ciclo de flores em sua casa. 

Colaborou Valter Casarin, coordenador científico da Nutrientes Para Vida (NPV).

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO!

O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade