PUBLICIDADE

Climatempo

Frente fria provoca chuva forte sobre o Nordeste

Vários estados podem ter chuva forte hoje e também nesta próxima terça-feira

25 nov 2019 - 12h48
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria avançou para o litoral da Bahia e encontra um ar muito quente que pelo interior do Nordeste. O choque deste ar muito quente com o ar mais frio da frente fria estimula a formação de nuvens muito carregadas que podem provocar chuva forte e ventania em vários estados do Nordeste.

Na manhã de hoje, a chuva já caía forte em áreas do interior do Piauí. Em Canto do Buriti choveu 34,2 mm em 3 horas. Na madrugada desta segunda-feira, 25 de novembro, um forte temporal caiu sobre a região de Itapetininga, na Bahia, causando 30,8 mm em apenas 1 hora de chuva, segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Na tarde de ontem, uma rajada de vento chegou aos 102 km/h, pela medição do INMET.

Ainda na Bahia, a região de Ipiaú teve rajadas de 88 km/h no fim da tarde de ontem durante um temporal que deixou 37,4 mm em apenas 2 horas. 

Calor + frente fria

O choque do ar muito quente com o ar mais frio que veio com a frente fria que  hoje está próxima de Salvador estimula a formação de nuvens muito carregadas que podem provocar os temporais. 

Durante esta segunda-feira tem risco de chuva forte, com raios e fortes rajadas de vento na Bahia, exceto no sul do estado, no centro-sul do Maranhão e do Piauí. A chuva pode ser forte e volumosa também em Salvador.

Foto: Climatempo

Foto de Rafael Morais, Jequié (BA)

Calor passa dos 40°C

Na tarde do domingo, 24, a temperatura passou dos 40°C em vários estados do Nordeste. Das 10 maiores temperaturas registradas no Brasil pelo INMET -  Instituto Nacional de Meteorologia - foram em locais do Nordeste e 5 delas na Bahia.

Local

UF

T max 24/11/19 (°C)

Pão de Açúcar

AL

41,6

Cipó

BA

41,2

Floresta

PE

41,1

Queimadas

BA

40,7

Piranhas

AL

40,5

Jacobina

BA

40,3

Ribeira do Amparo

BA

40,2

Picos

PI

40,2

Petrolina

PE

40,1

Lençóis

BA

40,0

 

Risco de temporais nesta terça

O tempo fica bastante instável sobre vários estados do Nordeste nesta terça-feira, 26 de novembro. Uma frente fria permanece no litoral norte da Bahia e áreas de instabilidade se espalham sobre vários estados do Nordeste.

Há risco de chuva forte, com raios e fortes rajadas de vento em Salvador e por quase toda a Bahia (o extremo sul do estado, região de Porto Seguro, não tem chuva nesta terça-feira), no interior do  Maranhão, do Piauí, no sertão do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Sergipe e de Alagoas.

Entre as capitais, tem risco de chuva forte em Salvador e em Teresina.

 
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade