PUBLICIDADE

Climatempo

Condições para chuva aumentam no Sul e no Centro-Oeste

Mais um dia com risco de chuva forte no Norte e no Nordeste. Ar seco predomina no Sudeste. Confira os detalhes do tempo nesta sexta-feira.

16 abr 2021 - 07h07
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Panambi (RS), por Anderson Biron

Envie para a Climatempo uma foto de como está o tempo aí na sua cidade.

Nebulosidade sobre o Brasil

Áreas de instabilidade crescem entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina. Durante esta sexta-feira, 16 de abril, essas áreas de instabilidade começam a ser reforçadas pela aproximação de uma nova frente fria, e vão espalhar nuvens de chuva por quase todo o Sul do Brasil e também sobre o Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo.

A grande disponibilidade de umidade e de calor sobre o Norte e Nordeste do Brasil e a presença da zona de convergência intertropical estimulam a formação de nuvens carregadas nessas regiões. As pancadas de chuva acontecem de forma generalizada por todos os estados.

Uma massa de ar seco ainda predomina sobre a região Sudeste do Brasil deixando a maior parte dessa região com pouca nebulosidade.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 16/4/2021 - sexta-feira

O tempo volta a ficar instável sobre o Sul do Brasil com a expansão de novas áreas de instabilidade. A nebulosidade aumenta sobre a região nesta sexta-feira e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em quase todas as áreas. O centro-oeste e o sul do Rio Grande do Sul terão chuva várias vezes ao longo do dia. A grande Curitiba e o leste do Paraná, a região de Florianópolis, todo litoral, o sul e o nordeste de Santa Catarina, onde está o Vale do Itajaí, têm uma sexta-feira com sol e algumas nuvens, mas sem previsão de chuva.

O ar seco que está predominando sobre a Região Sudeste do Brasil e dificulta a formação de nuvens de chuva por quase toda a região. A sexta-feira é um dia com bastante sol e sem condições para chuva em praticamente toda a Região Sudeste. Pancadas de chuva com raios podem acontecer à tarde à noite no oeste e norte do estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Chuva fraca a moderada acontece no litoral norte do Rio de Janeiro e também pelo litoral do Espírito, inclusive na região da Grande Vitória. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte passam o dia com tempo seco.

Ventos úmidos predominam sobre a região Centro-Oeste do país. O aumento da umidade e o calor formam nuvens carregadas ao longo do dia, que vão provocar várias pancadas de chuva com raios em todos os estados e no Distrito Federal.

Essas pancadas de chuva devem acontecer, em geral, com fraca a  moderada intensidade, incluindo as capitais Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília.

O tempo permanece instável sobre o Norte e o Nordeste do Brasil. As duas regiões passam esta sexta-feira com grande quantidade de nuvens, mas ocorrem períodos com sol.  As pancadas de chuva acontecem de forma generalizada e a qualquer hora  As condições para pancadas de chuva em todas as capitais do Norte em todas as capitais do Nordeste do Brasil.

Alertas meteorológicos para 16/4/2021

Alerta para temporais em Manaus e no norte do Amazonas, em Roraima, no noroeste do Pará e no Amapá.

Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e ventos por vezes fortes sobre as demais áreas do Amazonas, no Pará, no norte do Tocantins e também sobre o Maranhão, no norte do Piauí e do norte do Ceará.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade