PUBLICIDADE

Climatempo

Clima favorece plantio do milho no RS

Toda a área já cultivada encontra-se em germinação e desenvolvimento vegetativo

15 out 2021 - 11h54
Compartilhar
Exibir comentários

O tempo favorável contribuiu para ampliação do plantio do milho durante a semana no Rio Grande do Sul, que chegou a 65%. Toda a área já cultivada encontra-se em germinação e desenvolvimento vegetativo, segundo informativo da Emater/RS-Ascar.

Na região de Soledade, a boa germinação e emergência das lavouras foi favorecida pela umidade do solo, pois com as chuvas amenas não houve problemas de formação de crostas de solo na linha de semeadura, que dificultariam a emergência das plântulas.

Em grande parte das lavouras implantadas, foram realizados os tratos culturais de controle de plantas invasoras e aplicados os adubos nitrogenados em cobertura nas áreas que permitiam a execução da atividade para a adequada incorporação do nitrogênio ao solo. Agricultores monitoram a presença da cigarrinha.

Em Ijuí, Santa Rosa, Pelotas e Santa Maria, os muitos dias de chuvas da semana impediram a evolução dos preparativos para a implantação da safra 2021-2022 e o plantio inicial das lavouras de soja.

Produtores aproveitaram o tempo para realizar tratamento de sementes e regulagens de máquinas e equipamentos para a semeadura. Em condições de tempo firme, serão intensificados o preparo de áreas e o início do plantio do cedo.

Preço

Em Santa Rosa, o bom preço da soja estimula produtores à ampliação da área plantada e contribui também a troca de atividade produtiva, ou seja, a migração de bovinocultores de leite para o segmento da soja.

Tráfego de máquinas

Em Pelotas, há locais onde vem sendo possível o tráfego de máquinas agrícolas e a operação das semeadoras mecanizadas para o plantio; em Herval, 3% da área de intenção de cultivo já foi implantada.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade