BR quase sem chuva
Frentes frias ficam bloqueadas
Um bloqueio atmosférico se estabelece sobre o Brasil nos últimos dias de junho e no começo de julho deixando o ar mais seco e reduzindo a chuva sobre a maioria das áreas do país.
O sistema de alta pressão associado com o ar seco deve ficar centralizado sobre a Região Sudeste nos próximos dias deslocando-se um pouco para norte, em direção ao Nordeste, entre 29 de junho e 1 de julho. Mesmo assim vai influenciar grande parte do Brasil.
A situação de pouca nebulosidade e falta de chuva é comum nesta época que já tem como característica climática o tempo seco, com baixos índices médios mensais de precipitação na maioria das áreas do país.
A chuva sobre o Brasil até por volta do dia 9 de julho ficará praticamente toda concentrada sobre o , nas áreas litorâneas do leste do Nordeste, sobre e o noroeste do . Em particular no Rio Grande do Sul, muitas áreas do estado poderão acumular mais de 200 mm de chuva em 15 dias. Na costa leste do , os volumes de chuva acumulados em 15 dias, até 9 de julho, podem alcançar marcas de 100 a 150 mm.
O bloqueio atmosférico da massa de ar seco que se intensifica sobre o Brasil vai impedir o deslocamento normal de pelos menos três frentes frias que devem chegar ao Sul do Brasil, mas não conseguirão avançar para o ou para o .
A meteorologista Josélia Pegorim analisa a chuva sobre o Brasil até 9 de julho.
o