Cientistas descobrem os mais antigos embriões de dinossauros conhecidos

10 abr 2013 - 14h23

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira a descoberta do que podem ser os embriões de dinossauro fossilizados mais antigos conhecidos. Segundo os pesquisadores, a "cama de ossos" encontrada na China teria entre 190 e 197 milhões de anos - a maioria dos embriões de dinossauros já achados é do Cretáceo, período que acabou há 125 milhões de anos. A pesquisa foi divulgada em artigo da revista especializada Nature.

Recorte de fêmur de embrião de dinossauro. As cores são resultado de um filtro para destacar detalhes do osso. A parte mais externa tem grandes espaços para as artérias e para o crescimento das células ósseas. A parte interior é a cavidade da medula, mas que ficou recheada de cristais durante o processo de fossilização
Foto: A. LeBlanc / Divulgação

"Nós estamos abrindo uma nova janela na vida dos dinossauros", diz Robert Reisz, da Universidade de Toronto e líder do estudo. "Está é a primeira vez que somos capazes de traçar o crescimento de embriões de dinossauros assim como eles se desenvolviam. Nossas descobertas terão um grande impacto no nosso entendimento da biologia desses animais."

Segundo os cientistas, a grande quantidade de fósseis - que os paleontólogos acreditam vir de embriões em diversos estágios de desenvolvimento - indica que esses animais cresciam rapidamente. O fêmur, principal objeto de investigação, tinha um crescimento especialmente rápido e os pesquisadores acreditam que, assim como as aves modernas, os músculos desses animais também se mexiam dentro do ovo e influenciavam no formato do osso. Os embriões encontrados são de sauropodomorfos, um grupo de dinossauros conhecidos por seu gigantismo e seus longos pescoços.

Os membros taiwaneses do time descobriram material orgânico nos fósseis. Com o uso de espectroscopia em infravermelho, eles acharam fibras de colágeno - uma proteína comum em ossos.

"Os ossos de animais antigos são transformados em pedra durante o processo de fossilização", diz Reisz. "Encontrar restos de proteínas em embriões é realmente marcante, particularmente se esses espécimes forem mais de 100 milhões de anos mais velhos que outros fósseis contendo material orgânico similar."

Os paleontólogos escavaram apenas um metro quadrado do local, mas ainda tiveram espaço para mais uma descoberta: os mais antigos restos de casca de ovo de vertebrados terrestres. "Uma descoberta como a cama de ossos de Lufeng é extraordinariamente rara nos registros fósseis e é valiosa, tanto por sua grande idade, quanto pela oportunidade que oferece para o estudo da embriologia dos dinossauros."

Fonte: Terra