PUBLICIDADE

Fuga de amoníaco obriga isolamento de setor americano da ISS

14 jan 2015 - 12h17
Compartilhar

Uma fuga de amoníaco na Estação Espacial Internacional (ISS) obrigou o isolamento do setor americano da plataforma, informou nesta quarta-feira o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) russo.

"Agora todos os astronautas passaram para o segmento russo da ISS. Acabamos de nos comunicar com eles, a situação está sob controle e não correm perigo", disse um porta-voz da agência espacial Roscosmos à "Interfax".

Além disso, segundo Roscosmos, "o segmento americano da ISS está isolado", enquanto "os parâmetros de concentração de impurezas na atmosfera do segmento russo está dentro das categorias normais".

Enquanto isso, o chefe do CCVE, Maxim Matiushin, explicou que "a segurança dos tripulantes foi possível graças às atividades coordenadas e operativas dos próprios astronautas, assim como dos grupos de comando operacional em Moscou e Houston (EUA)".

"As futuras ações no segmento americano serão determinadas pelos colegas norte-americanos", disse Matiushin, que acrescentou que neste momento Houston analisa "a informação sobre o estado de seu setor".

Atualmente, a tripulação da ISS é integrada por seis membros: os russos Aleksandr Samokutiayev, Yelena Serova e Anton Schkaplerov, os americanos Barry Wilmore e Terry Virts, e a italiana Samantha Cristoforetti.

EFE   
Compartilhar
Publicidade