PUBLICIDADE

Explosão do ônibus espacial Columbia completa 15 anos

Desastre ocorreu em 1º de fevereiro de 2003

1 fev 2018 - 09h07
(atualizado às 09h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Lançamento do ônibus espacial Columbia para sua última missão antes da explosão na reentrada em 2003.
Lançamento do ônibus espacial Columbia para sua última missão antes da explosão na reentrada em 2003.
Foto: Getty Images
Destroços do ônibus espacial Columbia são registrados logo após a explosão na reentrada da atmosfera terrestre em 2003.
Destroços do ônibus espacial Columbia são registrados logo após a explosão na reentrada da atmosfera terrestre em 2003.
Foto: Getty Images

Um estrondo repentino e depois um grande rastro branco, que causou uma chuva de detritos: em 1º de fevereiro de 2003 terminava a história da nave Columbia, a apenas 16 minutos da aterrissagem que teria marcado o final da missão STS-107.

A bordo estavam sete astronautas, sendo cinco homens e duas mulheres, vítimas do último grande desastre espacial registrado no mundo.

Famoso por ter inaugurado os voos do Space Shuttle e saudado por todos como ''uma volta na história espacial'', o Columbia tinha despertado uma grande esperança. Tinha, de fato, demonstrado ser uma nave reutilizável - sendo a primeira a ser lançada com um homem a bordo, além de ser a primeira a ser alimentada com um reservatório externo.

O sonho, agora, era poder fazer uma viagem por semana com um custo acessível.

A primeira enorme desilusão chegou em 28 de janeiro de 1986 com a tragédia de Challenger, quando a nave explodiu aos 73 segundos do lançamento com sete homens a bordo.

Como um balde de água fria, caía o projeto de fazer a nave norte-americana ser uma espécie de "ônibus" espacial. A longa pausa imposta para garantir a segurança havia forçado a diminuição do cronograma dos voos. A ideia foi aposentada totalmente em julho de 2011 e agora pertence a uma página antiga de exploração espacial.

O futuro que se apresenta agora é profundamente diferente, com missões que vêem muitas empresas privadas e alvos ambiciosos ao lado da Nasa, como o retorno à Lua e uma missão a Marte com um homem a bordo. Um dos símbolos da transição para a nova era chegará em breve, com o lançamento experimental do grande lançador Falcon Heavy, esperado para fevereiro.

Projetado e construído para a Nasa pelo SpaceX de Elon Musk, o Falcon Heavy foi projetado para transportar cargas de mais de 60 toneladas em órbita, para ser reutilizado, mas sobretudo em vista das missões para o planeta vermelho.

Após o primeiro teste na Terra, o Centro Espacial Kennedy da Nasa está em preparação para o lançamento inaugural, previsto pela plataforma 39A, o mesmo do qual as missões Apollo para a Lua começaram entre os anos 1960 e 1970.

Veja também

O homem que arrisca a vida para salvar botos-cor-de-rosa na Amazônia:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade