PUBLICIDADE

7 dicas para fortalecer seu sistema imunológico no outono e inverno

Com hábitos simples, você deixa seu organismo mais forte para combater a gripe e curte apenas o melhor da temporada

15 jun 2022 16h27
| atualizado às 18h45
ver comentários
Publicidade

Entra ano, sai ano, e não tem jeito. Basta os ponteiros dos termômetros baixarem para começar um espirro aqui, uma tosse ali. Mal-estar, dor de cabeça, nariz congestionado, cansaço... Lá vem a gripe, doença tão comum no outono e inverno.

Foto: Istock/ / Boa Forma

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), diante da queda das temperaturas típica dessas estações, é comum que as pessoas se aglomerem mais e mantenham janelas e portas fechadas, o que dificulta a ventilação. Esse hábito pode deixar os ambientes mais aquecidos, mas facilita a circulação dos vírus respiratórios.

É justamente nesse detalhe que mora o perigo, já que a transmissão do vírus da gripe, o Influenza , acontece através da inalação de gotículas de secreção expelidas quando a pessoa infectada fala, tosse ou espirra. Além disso, o contato com superfícies onde os micro-organismos tenham sido depositados também é uma forma de contaminação.

Para manter sua saúde em dia nos próximos meses, ou melhor, nos 365 dias do ano, vale incorporar estas dicas à sua rotina:

1. Deixe os ambientes ventilados e limpos. O ar parado aumenta as chances de propagação do vírus, principalmente quando há uma pessoa infectada no local. Então, abra as janelas de casa, da academia e do escritório.

2. Mantenha a vacinação em dia. Essa é a forma mais eficaz de prevenir a gripe. Mas é importante tomar a vacina anualmente. Isso porque o potencial de mutação do vírus da influenza é grande, e a cada ano a vacina é atualizada para combater o material genético do vírus que está em circulação naquele período.

3. Higienize as mãos com frequência. Essa é a melhor maneira de evitar o contágio cruzado, que acontece ao tocar maçanetas, corrimãos, celulares, talheres e outras superfícies contaminadas. Lave-as com água e sabão, esfregando as palmas, o dorso, o espaço entre os dedos e os punhos. E, na ausência de água e sabão, mantenha o hábito de aplicar álcool em gel sempre que necessário.

4. Cuide do seu bem-estar. Durma bem, lembre-se de que uma boa-noite de sono é fundamental para manter seu sistema imunológico em dia. E, sempre que possível, evite situações de estresse - sim, ele prejudica a sua imunidade. Procure praticar ioga, meditação e realizar atividades ao ar livre para aliviar a pressão.

5. Exercite-se! A prática de atividade física é importante para aumentar a imunidade e prevenir gripes. Isso porque entre os benefícios de suar a camisa está a melhora da circulação sanguínea e, consequentemente, da entrega de suprimentos (entre oxigênio e nutrientes) para todo o corpo.

6. Alimente-se com qualidade e equilíbrio. O consumo de alimentos ricos em zinco, probióticos, antioxidantes e vitaminas atua no fortalecimento do sistema imunológico e diminui suas chances de pegar uma gripe. Procure investir em um cardápio com os seguintes micronutrientes: vitamina A (presente em vegetais verde-escuros, como espinafre, couve e agrião, além de frutas e legumes alaranjados, como mamão, cenoura e manga), vitamina E ( encontrada principalmente em nozes, amêndoas e sementes de girassol, linhaça e gergelim), vitamina C (vegetais verde-escuros, laranja, caju, goiaba e goji berry são importantes fontes), vitamina D, além de ferro, selênio e zinco ( achados em leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha, cereais integrais e sementes de girassol, abóbora e gergelim).

7. Por fim, às vezes, apenas com a alimentação, nosso corpo não consegue adquirir todas as vitaminas necessárias, e por isso vale apostar nos suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer seu sistema imunológico e reforçar sua energia, como a linha Benegrip Imuno .

-
-
Foto: Benegrip Imuno/Divulgação / Boa Forma

    Benegrip, que é a marca referência quando o assunto é o tratamento da gripe, agora também traz vitaminas para imunidade e energia. Você encontra duas opções: Benegrip Imuno Complex , em cápsulas gelatinosas, que conta com vitamina D, C, A, zinco e selênio para ajudar na prevenção da gripe e no fortalecimento do seu sistema imunológico, e Benegrip Imuno Energy , comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo* de vitaminas e minerais escolhidos para dar mais energia**. Com o sistema imunológico fortalecido, o corpo tem mais chances de se prevenir e de se recuperar*** da gripe.

    Referências:

    *Único produto do mercado com a combinação de vitamina C, arginina, zinco e cafeína. Ref.: IQVIA. PMB. Junho, 2022. Mapeamento do mercado de vitaminas. **Referente a Benegrip Imuno Energy, que contém vitamina C e zinco, que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente. ***Benegrip Imuno Energy recupera nutrientes que auxiliam no funcionamento do sistema imune, ou seja, atuam diretamente nas defesas do organismo.

    Brasil. Ministério da Saúde. ANVISA. IN 28 de 26 de julho de 2018. Alexander J et al. Nutrients. 2020;12(8):E2358. Carr AC et al. Nutrients. 2017;9(11):E1211. Dell'Erba G, et al. Minerva Psichiatrica 2000;41(1):47-58. Ibrahim SAZ et al. Nutrients. 2019;11(7):E1457. Van Driel ML et al. Cochrane Database Syst Rev. 2019 Mar; 2019(3): CD013292. Sarni ROS et al. Micronutrientes e sistema imunológico. Rev. Bras. Alerg. Imunopatol. v. 33, n. 1, 8-13, 2010.

    Benegrip Imuno Energy e Benegrip Imuno Complex são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010.

    Boa Forma
    Publicidade
    Publicidade