PUBLICIDADE

2021: O ano que impulsionou o turismo espacial

Voos suborbitais e filme gravado no Espaço foram destaques

29 dez 2021 - 12h45
Compartilhar
Exibir comentários

O ano de 2021 vai ficar marcado para sempre como aquele em que o turismo espacial teve um grande impulso com diversas ações pioneiras. Dos voos suborbitais dos bilionários Richard Branson e Jeff Bezos ao primeiro filme gravado na Estação Espacial Interacional (ISS), são 10 as etapas cruciais que marcaram este ano e são fundamentais para o futuro.

    1. Em janeiro, a empresa texana Axiom Space anunciou a primeira missão privada direta para a ISS, prevista para 2022. Chamada de AX-1, terá como protagonistas três empresários e um veterano do Espaço.

    2. Em maio, foi realizado com sucesso um teste do novo protótipo do Starship SN15, o enorme foguete projetado pela Space X de Elon Musk para levar astronautas para a Lua e Marte.

    3. Em 11 de julho, o bilionário britânico Richard Branson, fundador da Virgin Galactic, foi um dos seis protagonistas do primeiro voo suborbital que, por um alguns minutos, ultrapassou a fronteira da atmosfera a cerca de 85km de altura sobre o deserto do Novo México.

    4. Em 20 de julho, foi a vez de Bezos, o bilionário fundador da Amazon, decolar com outros três passageiros no deserto do Texas a bordo do veículo New Shepard, o primeiro a fazer um voo suborbital de sua empresa, a Blue Origin.

    5. Em agosto, a Space X quebrou o recorde do maior sistema de lançamento do mundo, com 120m de altura. O equipamento levava a nave Starship SN-20 no foguete Super Heavy.

    6. Em 16 de setembro, decolou a missão Inspiration4, com a primeira tripulação formada apenas por civis sem nenhum astronauta profissional.

    7. Em 13 de outubro, o ator William Shatner (famoso mundialmente pelo personagem Capitão Kirk, em "Star Trek") voou a bordo do New Shepard no segundo voo suborbital da Blue Origin: aos 90 anos, ele se tornou o homem mais velho a ir para o Espaço.

    8. Poucos dias depois, a agência espacial russa Roscosmos enviou a atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Stipenko para a ISS para gravar algumas cenas do filme "The Challenge".

    9. Em 11 de dezembro, um novo voo suborbital da Blue Origin levou para o Espaço Laura Shepard Churchley, filha de Alan Shepard, o primeiro astronauta norte-americano que foi ao Espaço, e o ex-jogador de futebol americano Michael Strahan.

    10. No dia 20 de dezembro, terminou a aventura espacial de 12 dias do bilionário japonês Yusaku Maezawa, fundador do maior shopping online do Japão, Zozotown, que voou para a ISS pela Space Adventures, uma agência de turismo especializada no Espaço. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade