Chico, Caetano e Gilberto Gil lideram protesto contra PEC da Blindagem e anistia neste domingo (21)
Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil participarão, neste domingo, 21 de setembro, de uma manifestação em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil participarão, neste domingo, 21 de setembro, de uma manifestação em Copacabana, no Rio de Janeiro contra a "PEC da Blindagem" e a anistia de condenados pelos atos de 8 de janeiro. O ato tem início marcado para às 14h, no Posto 5.
Os cantores estarão em um trio elétrico, onde vão se apresentar ao lado de outros artistas convidados.
A Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada em dois turnos na noite da última terça-feira, 16 de setembro, e dificulta o andamento de processos criminais contra deputados e senadores, incluindo a execução de mandados de prisão.
O texto-base foi aprovado por 353 votos favoráveis, com 134 votos contrários e uma abstenção, superando os 308 votos necessários entre os 513 parlamentares da Câmara dos Deputados.
Já o requerimento de urgência para a tramitação do Projeto de Lei 2162/23, que trata da anistia a participantes de manifestações de motivação política entre 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da proposta, caso seja aprovada, foi aprovado na noite de quarta-feira, 17 de setembro. Foram 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções. A data de votação do mérito do projeto ainda não foi definida.
View this post on Instagram
Protesto no Recife
Movimentos e parlamentares de esquerda estão organizando uma nova manifestação para este domingo, 21 de setembro, contra a proposta de anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro e a chamada "PEC da Blindagem".
A deputada estadual e militante Rosa Amorim (PT) usou suas redes para criticar duramente a proposta de anistia e convocar a população para o ato.
"É um absurdo que, na calada da noite, 311 deputados federais votem a favor da urgência do PL da anistia. Esse é o desespero da extrema-direita depois de ver Bolsonaro e sua quadrilha sendo julgados. O que está em jogo é a nossa democracia, por isso a anistia é inadmissível. Precisamos de mobilização máxima nas ruas e nas redes contra a impunidade dos golpistas e os desmandos do Congresso. Sem anistia!", declarou Rosa.
A manifestação será realizada neste domingo, 21 de setembro, a partir das 14h, na Rua da Aurora, no Recife.