Vídeos de manifestações contra Donald Trump nos Estados Unidos são de abril, não atuais
IMAGENS MOSTRAM ONDA DE PROTESTOS BATIZADA COMO 'HANDS OFF', QUE OCORREU NOS 50 ESTADOS NORTE-AMERICANOS
O que estão compartilhando: que imagens mostram diversos protestos de norte-americanos em cidades dos Estados Unidos contra o presidente Donald Trump.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: está fora de contexto. As imagens são verdadeiras e realmente mostram protestos em diversas cidades do país contra Trump e o bilionário Elon Musk, que na época liderava o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). Mas, elas foram registradas em 5 de abril deste ano, durante uma onda de protestos batizada como "Hands Off!" (tirem as mãos, em tradução livre), e não agora. Sem informar a data, o post que viralizou no Threads dá a entender que os protestos ocorreram no contexto do tarifaço de Trump sobre o Brasil e países da União Europeia. O Verifica tentou contato com o autor do post, mas não recebeu resposta até a publicação deste texto.
Saiba mais: Em 5 de abril de 2025, milhares de pessoas tomaram as ruas em cidades dos 50 estados norte-americanos em protestos contra o governo de Donald Trump. Entre as queixas dos participantes dos protestos estavam os cortes promovidos no governo federal, as demissões de funcionários e os ataques aos direitos humanos.
Os atos chamados de "Hands Off" foram organizados por diversas entidades de direitos humanos, civis e das mulheres, veteranos, sindicatos de trabalhadores, ativistas LGBTs e defensores de direitos eleitorais. Foram mais de 1,2 mil atos espalhados pelo país.
Veja a seguir onde foram feitas as imagens em cada um dos pontos citados no vídeo:
Nova York: o ato reuniu milhares de manifestantes na 5ª Avenida, já bem próximo do Madison Square Park. Nas imagens, é possível ver a torre da Marble Collegiate Church, a alguns quarteirões do Empire State Building. O protesto foi noticiado pela imprensa local. Alguns meios de comunicação falam em "dezenas de milhares" de manifestantes em NY.
Chicago: na cidade que fica no estado do Illinois, o protesto aconteceu no Daley Plaza, como mostra esta matéria da CBS Chicago. Segundo a emissora, foi o maior protesto contra Trump na cidade desde que o presidente assumiu o cargo, em janeiro deste ano.
Boston: os manifestantes da capital do estado de Massachusetts se reuniram no Parkman Bandstand. Este site mostra diversas fotos do protesto que coincidem com as imagens que aparecem no vídeo checado. Bozeman: a cidade que fica no estado de Montana teve protestos em frente à Gallatin County Court House, segundo esta reportagem em vídeo de um site local.
Charleston: a capital de West Virginia reuniu manifestantes em frente ao West Virginia State Capitol. No vídeo investigado, as pessoas aparecem na escadaria do prédio, que fica às margens do Rio Kanawha. Portland: no Maine, a manifestação se concentrou na Monument Square, em Portland. Ao fundo, é possível ver dois edifícios terracota: o da esquerda abriga o David's Restaurant, e o da direita é o Public Market House.
The Villages: a cidade de pouco mais de 80 mil habitantes também reuniu manifestantes contra Trump e Musk no dia 5 de abril. As pessoas levaram cartazes ao Morse Boulevard, de acordo com este canal local. Salt Lake City: a capital do estado de Utah teve protestos em frente ao Utah State Capitol. O canal KSL News Utah falou em "milhares" de manifestantes.
Washington, DC: a última cidade a aparecer no vídeo é a capital, Washington. O canal WUSA fez uma reportagem sobre os protestos que atraíram "dezenas de milhares de pessoas". Os atos ocorreram em frente ao Sylvan Theater. Em um trecho do vídeo, é possível ver algumas das 50 bandeiras hasteadas ao redor do obelisco que homenageia George Washington.