Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Operação da PF sobre desvio de recursos no Ceará não tem relação com eleição de Lula em 2022

VÍDEO VIRAL ENGANA AO TENTAR RELACIONAR SUSPEITA DE USO DE DINHEIRO PÚBLICO PARA COMPRA DE VOTOS EM ELEIÇÕES DE 2024 COM PLEITO QUE ELEGEU ATUAL PRESIDENTE, DOIS ANOS ANTES

11 jul 2025 - 12h26
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que a Polícia Federal fez uma operação mirando um deputado do Ceará suspeito de fraude em licitações e uso dinheiro público para manipular eleições. O post questiona se "foi assim que compraram a vitória de Lula no Ceará" e a autora afirma: "Não é estranho que o Ceará tenha sido o único Estado do Nordeste onde o Lula venceu nas capitais (nas eleições) de 2022?".

Foto: Reprodução/Facebook / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. A autora do vídeo distorce informações sobre uma operação da Polícia Federal ocorrida esta semana em Brasília que mirou o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE). Não há relação entre esta investigação e as eleições de 2022. A suspeita investigada na atual operação é de que recursos tenham sido desviados de emendas e fraudes em licitações para financiar campanhas nas eleições municipais de 2024.

Além disso, é falso que a capital do Ceará, Fortaleza, tenha sido a única do Nordeste em que Lula venceu as eleições de 2022. O petista venceu o pleito em todos os nove Estados do Nordeste brasileiro. Nas capitais, ele perdeu apenas em Maceió (AL), tanto no primeiro quanto no segundo turno.

O Verifica entrou em contato com a autora do post, mas não recebeu resposta até a publicação deste texto.

Saiba mais: O post investigado acumula mais de 174 mil visualizações só no Facebook. A autora, que já foi checada outras vezes pelo Verifica, distorce informações de uma operação que ocorreu esta semana na tentativa de acusar compra de votos na eleição de 2022. Não existe qualquer investigação sobre isso.

Júnior Mano exercia 'papel central' em desvio de emendas e fraudes em eleições, diz PF

PF cumpre mandado na Câmara dos Deputados em operação que investiga fraudes em licitações no CE

Operação envolve eleições municipais de 2024

A operação à qual a autora do vídeo se refere é a Underhand, deflagrada na última terça-feira, 8. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu 15 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília - no próprio Congresso Nacional - e nas cidades de Fortaleza, Russas, Canindé e Baixios, todas no Ceará.

Conforme publicou o Estadão, a suspeita pesa sobre uma organização criminosa acusada de desviar recursos públicos a partir de fraudes em licitações no Ceará. O principal alvo da operação foi o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), que, segundo a PF, exercia um papel central no esquema que desviava recursos públicos para interferir em eleições.

As investigações começaram a partir de uma denúncia de Rozário Ximendes (Republicanos), ex-prefeita de Canindé, que entregou ao Ministério Público uma lista de empresários e CNPJs que, afirmou, eram usados para desviar recursos de emendas parlamentares em 51 municípios cearenses.

O operador do esquema seria Bebeto do Choró (PSB), atualmente foragido, que seria o responsável por abordar gestores públicos e oferecer recursos de emendas do deputado Júnior Mano em troca de comissão. O dinheiro desviado, segundo a PF, seria usado para alimentar o esquema de compra de votos e consolidar a base de apoio político do grupo, financiando campanhas políticas nas eleições municipais de 2024.

Júnior Mano negou qualquer irregularidade e disse que "não tem qualquer participação em processos licitatórios, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos". Bebeto do Choró não foi localizado.

Fortaleza não foi a única capital do Nordeste em que Lula venceu em 2022

Outra informação inverídica no vídeo é a de que Lula teria vencido as eleições de 2022 em uma única capital do Nordeste: Fortaleza, no Ceará. A autora do vídeo faz essa afirmação para questionar se não é "estranho que o Ceará tenha sido o único Estado do Nordeste onde o Lula venceu, nas capitais, (nas eleições) de 2022".

Na realidade, o petista venceu as eleições em todos os Estados do Nordeste em 2022; nas capitais, perdeu apenas em Maceió (AL). Veja, a seguir, os percentuais em cada capital nordestina no segundo turno:

Maceió (AL): Bolsonaro venceu com 273.549 votos (57,18% dos votos válidos)Salvador (BA): Lula venceu com 1.089.899 votos (70,73% dos votos válidos)Fortaleza (CE): Lula venceu com 880.559 votos (58,18% dos votos válidos)São Luís (MA): Lula venceu com 363.131 votos (60,38% dos votos válidos)João Pessoa (PB): Lula venceu com 229.251 votos (50,10% dos votos válidos)Recife (PE): Lula venceu com 558.690 votos (56,32% dos votos válidos)Teresina (PI): Lula venceu com 317.918 votos (66,44% dos votos válidos)Natal (RN): Lula venceu com 246.881 votos (52,96% dos votos válidos)Aracaju (SE): Lula venceu com 190.875 votos (57,26% dos votos válidos)

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade