Deputado do Rio Grande do Norte disse que receberia sindicalistas armado, e não Lula; vídeo é antigo
EM ENTREVISTA DE 2022, CORONEL AZEVEDO FEZ AMEAÇA QUANDO LÍDER PETISTA INSUFLOU MILITANTES A PRESSIONAREM PARLAMENTARES EM SUAS CASAS
O que estão compartilhando: vídeo em que o deputado estadual Coronel Azevedo (PL), do Rio Grande do Norte, manuseia um revólver e diz: "Lula, pelo amor de Deus, vai se tratar. E, se for na minha casa, aqui para você, ó. Já estou lhe esperando." Legenda da postagem diz que a declaração do deputado antecede uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Estado "nos próximos dias".
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo mostra um trecho de uma entrevista de Azevedo à rádio rádio Jovem Pan Natal, em 2022. O deputado respondia a uma pergunta sobre uma declaração do presidente Lula. Naquele ano, Lula incentivou apoiadores a mapear endereços de parlamentares para "incomodar a tranquilidade deles" e fazer pressão por demandas. O Verifica não encontrou notícias que confirmem que o presidente Lula planeja visitar o Rio Grande do Norte nos próximos dias.
Em 2022, ainda pré-candidato às eleições daquele ano, Lula disse: "Fazer ato público na frente do Congresso Nacional não move uma pestana de um deputado. Deputado tem casa. Eles moram em uma cidade, nessa cidade tem sindicalista (...). Se a gente mapeasse o endereço de cada deputado e fossem 50 pessoas até a casa dele, não é para xingar, mas para conversar com ele, conversar com a mulher dele, com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele. Eu acho que surte muito mais efeito."
Na entrevista da rádio, o apresentador pergunta: "Se esses sindicalistas forem na casa do senhor, como o senhor vai recebê-los, deputado?"
O deputado critica: "É mais um ato deplorável de um ex-presidente da República." Ao fim da fala ele diz: "Lula, vá se tratar, e se for na minha casa eu estou esperando (mostra a arma)." O conteúdo sem cortes está disponível no Youtube.
Nas redes sociais, o deputado publicou um vídeo sobre a manipulação da entrevista de 2022. "Um perfil de esquerda pegou uma postagem antiga, uma fração da entrevista que concedi à Jovem Pan e postou como se fosse uma ameaça, algo recente. Como se fosse uma uma entrevista de agora. Distorção de tempo, conteúdo e organização para fazer o mal. Isso constitui, no mínimo, calúnia e difamação e só se resolve na justiça", disse.
Reeleição
A postagem checada ainda engana ao dizer que Coronel Azevedo seria pré-candidato a deputado federal. Na verdade, ele já disse em entrevistas recentes (aqui) que vai disputar a reeleição ao cargo estadual em 2026.
Em nota enviada ao Verifica, o deputado reiterou que não houve ameaça e que apenas respondeu a uma pergunta do repórter. "Não existiu ameaça ao presidente. Na época houve uma reação à fala em evento da CUT que sugeria divulgar o endereço dos parlamentares e orientar que fossem às suas residências, referindo-se inclusive às esposas e aos filhos de deputados. Em todas as regiões do país houve posicionamentos de defesa do lar e das famílias."
Vídeo em que André Mendonça cobra imagens do 8 de Janeiro é de 2023, não atual
Capa da revista 'Time' com Lula é de 2022, não de agora
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.