Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Centro-Oeste - tendência para o outono

Saiba quando a geada poderá ocorrer

18 mar 2016 - 16h21
Compartilhar
Exibir comentários

O Hemisfério Sul entra oficialmente no outono à 1h30 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília.

A estação é uma transição para o inverno e uma das características principais, para muitas áreas do país, é a grande redução da frequência diária da chuva e do volume de chuva médio mensal.

Esta mudança é bastante nítida na Região Centro-Oeste. Compare a média de chuva normal de janeiro (supera 350 mm) e a de abril (em geral não passa de 150  mm), o primeiro mês do outono.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Com a redução da chuva, o ar do Centro-Oeste vai ficando cada vez mais seco no decorrer do outono. Já no fim de maio, dias com níveis de umidade do ar abaixo dos 30% tornam-se comuns.

Mas é também durante o outono que o Centro-Oeste recebe suas primeiras massas polares. O estado de Mato Grosso do Sul é o primeiro e o mais duramente atingindo pelo ar polar e por isso fica sujeito à geadas.

Em anos normais, uma das características marcantes do outono no Centro-Oeste é uma grande variação diurna da temperatura. Muitos dias podem ter frio ao amanhecer, com temperaturas de 14°C a 17°C, e tardes muito quentes, com temperaturas passando dos 30°C.

É uma ótima estação para fazer turismo pelo Centro-Oeste, mas esteja preparado para algumas emoções meteorológicas.

O outono de 2016 começa sob a influência de um El Niño moderado, mas deve terminar em neutralidade. Qual o impacto que isto terá no clima da Região?

Foto: Climatempo

Confira a análise do meteorologista Alexandre Nascimento.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade