Caoa, uma das marcas mais famosas de automóveis do mundo, chega ao Brasil em 2026
Uma das marcas de automóveis mais famosas do mundo deve chegar ao Brasil logo. A Caoa, parceira da Chery desde novembro de 2017 e responsável pelas operações da montadora Caoa Chery no país, realizou uma parceria com uma das maiores fabricantes da China para lançar três modelos de veículos inéditos no território brasileiro.
Segundo a Autoesporte, a estreia oficial da marca no Brasil, e o anúncio da parceria com a Changan, deve ocorrer em novembro deste ano, no Salão do Automóvel de São Paulo, evento bianual e uma das maiores exposições de automóveis do mundo, enquanto o início das vendas dos carros está previsto para abril de 2026.
Quais serão os lançamentos no Brasil?
Para os primeiros lançamentos da nova parceria da Caoa no Brasil, o consumidor pode esperar duas opções de SUV vindas da linha Uni. Sendo o modelo Changan Unit-T, o carro-chefe da marca. Com 4,5 metros e um motor 1.5 turbo de 188 cv e 299 nm, o veículo é um pouco maior do que o Toyota Corolla Cross e promete trazer espaço e desempenho para o público brasileiro.
Já o segundo lançamento esperado pela marca é o Changan CS75 Plus, SUV de médio porte com design arrojado e foco em tecnologia. Os modelos foram vistos em testes no território nacional e devem ser montados na fábrica da Caoa em Anápolis (GO).
Existe uma opção elétrica?
Por fim, além dos modelos a combustão, o consumidor brasileiro também poderá optar por um veículo elétrico. O Avatr 11 é uma SVU totalmente elétrica com autonomia de mais de 800 km na versão BEV e mais de 1.000 km na configuração EREV, que seria híbrido com extensor de alcance.
Expansão e um novo capítulo
A parceria com a Changan ocorre em um momento crucial de expansão para a Caoa no território nacional, mas não afeta a relação da marca com a Chery, que continua com sua concessionária independente, já que as duas fabricantes são concorrentes diretas na China.
Especialistas apontam que o movimento deve dar mais liberdade para a Caoa no Brasil, permitindo que a marca diversifique seu partido e o mercado automotivo brasileiro.