Brigitte Macron vai à Justiça dos EUA para combater rumores
Primeira-dama da França e marido buscam provar com evidências científicas que ela não nasceu homem, em ação contra influenciadora norte-americana.
A primeira-dama da França, Brigitte Macron, e seu marido, o presidente Emmanuel Macron, levaram à Justiça dos Estados Unidos uma batalha legal para refutar as alegações de que ela teria nascido homem. O casal entrou com uma ação por difamação contra a influenciadora conservadora Candace Owens.
Owens, que tem milhões de seguidores nas redes sociais, propagou a teoria de que Brigitte seria uma mulher transgênero, nascida com o nome de Jean-Michel Trogneux. Segundo o advogado do casal Macron, eles estão dispostos a apresentar "provas fotográficas e científicas" em tribunal para comprovar que a primeira-dama é biologicamente mulher.
"Não quero sugerir que isso o tenha prejudicado de alguma forma. Mas, como qualquer pessoa que concilia carreira e vida familiar, quando sua família está sob ataque, isso desgasta. E ele não está imune a isso por ser um presidente de um país", disse à imprensa o advogado Tom Clare.
Essa não é a primeira vez que Brigitte Macron enfrenta essa alegação. Em 2024, ela processou duas blogueiras francesas pelo mesmo motivo, mas a decisão inicial que lhe era favorável foi anulada em apelação, com base na liberdade de expressão. Agora, nos EUA, a defesa dos Macrons alega que Owens agiu com malícia e desrespeito pela verdade.
Quem é Brigitte Macron?
Nascida em 13 de abril de 1953 em Amiens, no norte da França, Brigitte é a caçula de uma família de ricos fabricantes de chocolate. Ela se formou em letras e dedicou sua vida ao ensino, lecionando em diversas escolas, incluindo o liceu católico La Providence, na cidade natal. Foi lá que ela conheceu Emmanuel Macron, então um aluno de 15 anos que participava de sua oficina de teatro.
Antes de ser primeira-dama da França, ela construiu uma carreira como professora de literatura e teatro, sendo uma figura central e não convencional na política francesa. A relação entre os dois começou a se desenvolver após Macron se mudar para Paris e completar 18 anos. Na época, Brigitte era casada e mãe de três filhos, mas a forte ligação entre eles levou ao divórcio. Assim, em 2007, casou-se com Emmanuel. A diferença de idade de 24 anos entre eles é um dos aspectos mais notáveis e comentados de sua história.