vc repórter: motoristas estacionam sobre a calçada de loja fechada em BH
Uma calçada em frente ao que já foi uma revenda de veículos no bairro Estoril tem servido como ponto de estacionamento irregular de carros em Belo Horizonte, Minas Gerais. Quem passa pelo local, na esquina da rua José Rodrigues Pereira com a avenida Raja Gabaglia, afirma que a situação se repete diariamente há pelo menos três meses.
De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público. Quem desrespeita a lei está sujeito a multa de R$ 127,69, além da perda de cinco pontos na carteira.
A exceção é feita a veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, aos de polícia, aos de fiscalização e operação de trânsito e às ambulâncias, que podem circular, estacionar e parar livremente. Não é o caso do carro flagrado.
Procurada pelo Terra, a Guarda Municipal da capital mineira se limitou a informar que “vai encaminhar uma equipe para verificar e coibir possíveis irregularidades” no local. O órgão, juntamente com a Polícia Militar, tem responsabilidade de fiscalizar e de aplicar penalidades a quem não cumpre as lei de trânsito.
A PM foi procurada por meio de sua assessoria de imprensa, que não atendeu as ligações nos períodos da tarde e do início da noite.
O internauta Rodrigues, de Belo Horizonte (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.