Temporal deixa a RJ-165 interditada em Paraty
O temporal que atingiu o município de Paraty, no litoral sul-fluminense, deixou destruída a RJ-165 (Paraty-Cunha), que tem início na entrada da BR-101 e vai até a divisa com São Paulo, nos seus 22 km de extensão, tanto nos trechos de estrada pavimentada, como nos trechos de via em leito natural. A rodovia, que é uma das principais vias turísticas e estratégicas da região sul do Estado, atravessando todo o município de Paraty, se encontra interditada.
» vc repórter: mande fotos e notícias
A RJ-165 é uma estrada ecológica e atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina, tendo um trecho não-pavimentado devido a questões de impacto ambiental impostas por determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
A tromba d'água que caiu entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado fez com que rio Perequê-Açu transbordasse, atingindo de forma devastadora toda a região próxima.
Segundo a Defesa Civil de Paraty, 12 bairros ficaram alagados. Além dos estragos em toda extensão da RJ-165, houve ainda a destruição de uma ponte localizada no Parque Nacional da Serra da Bocaina.
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) tem com uma equipe atuando em ações emergenciais, para, assim que possível, iniciar a recuperação plena de toda a extensão da rodovia, que deve ser concluída em 12 meses.