Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

STF ordena que PF mantenha delegados em inquéritos sobre atos antidemocráticos e fake news

24 abr 2020 - 20h23
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira que a Polícia Federal mantenha os delegados responsáveis pela condução de dois inquéritos em tramitação na Corte, segundo despachos do magistrado obtidos pela Reuters.

Ministro do STF Alexandre de Moraes
21/02/2017
REUTERS/Adriano Machado
Ministro do STF Alexandre de Moraes 21/02/2017 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Uma das decisões de Moraes refere-se a uma apuração que investiga a organização de atos ilegais que pedem o fechamento do Congresso e do Supremo, um dos quais, realizado no domingo, contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Outro inquérito, aberto ainda no ano passado por determinação do presidente do STF, Dias Toffoli, apura ofensas, ameaças e divulgação de notícias falsas contra ministros da corte e familiares dele.

As decisões de Moraes ocorrem após o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro ter afirmado em pronunciamento esta manhã que o presidente avisou-lhe, em reunião no Palácio do Planalto na véspera, que queria mudar o comando da PF usando como uma das alegações preocupação com o andamento de investigações autorizadas pelo Supremo conduzidas pela corporação.

Nesse encontro, Bolsonaro disse a Moro que iria trocar o diretor-geral da corporação, Maurício Valeixo. O episódio desencadeou uma crise que levou a saída de Valeixo e o pedido de demissão de Moro, efetivadas nesta sexta.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade