Lula receberá presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu no Rio para discutir acordo Mercosul-UE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber na sexta-feira, no Rio de Janeiro, os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, António Costa, para tratar dos próximos passos do acordo comercial União Europeia-Mercosul, informou o Palácio do Planalto nesta quarta-feira.
Em discussão há cerca de 25 anos, a aliança entre a UE e o Mercosul -- composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai -- finalmente será assinado no fim de semana, no Paraguai, em um encontro de nível ministerial. O pacto deve impulsionar substancialmente os laços comerciais entre os dois blocos, mas foi alvo de fortes protestos na Europa, principalmente por parte de agricultores franceses.
Apesar da oposição francesa, os Estados-membros da UE aprovaram na semana passada a assinatura do acordo há muito debatido.
Com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abalando o comércio global, a Comissão Europeia e países como Alemanha e Espanha argumentam que o acordo ajudará a compensar perdas comerciais causadas pelas tarifas de importação dos EUA e reduzirá a dependência da China, garantindo, por exemplo, o acesso a minerais essenciais.