'Precisamos fazer mais, melhor e mais rápido', diz Bloomberg
- Hermano Freitas
- Direto de São Paulo
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, deu o tom de urgência da conferência climática C40, que é realizada nesta semana em São Paulo. Para ele, "negar e postergar" soluções para o problema ambiental "não são mais opções". Apesar de iniciativas de sucesso nas 40 cidades e 19 afiliadas participantes do encontro, é preciso aprimorar e acelerar os processos de enfrentamento ao aquecimento glogal. "Precisamos fazer ainda mais, ainda melhor e ainda mais rápido", disse ele.
Atual presidente do encontro, Bloomberg discursou na recepção dos participantes da C40 Summit, após o plantio de árvores no parque Ibirapuera, zona sul da cidade. Ele destacou por duas vezes a "mundialmente famosa" hospitalidade da capital paulista e ressaltou a importância de reunir pessoalmente todas as lideranças municipais das maiores cidades do mundo. "Não há nada que substitua o olho no olho, ainda que seja necessária uma viagem internacional", afirmou.
O plantio de mudas foi realizado em parceria com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que também saudou os participantes no auditório do Ibirapuera. "Ser escolhida como sede do evento é muito especial para São Paulo", disse Kassab. Ele enumerou as iniciativas ecológicas da cidade, como a adoção da inspeção veicular e o uso do metano dos lixões para geração de energia.
Kassab e Bloomberg trocaram bancos de praça como presentes. Para Nova York, foi doado pelo prefeito paulistano um banco bojudo fabricado a partir do pequi, um exemplar da flora nativa que pode chegar a mais de mil anos de vida e ser resistente até ao fogo. A espécie, que está na lista de árvores em extinção, foi preservada na obra do escultor Hugo França, mas não foi desperdiçada porque a obra foi feita a partir de sobras de desmates. O deslocamento dos participantes também se deu de forma sustentável, com carros elétricos.