PR: em protesto, PF e PRF fazem operação padrão na fronteira
- Joyce Carvalho
- Direto de Curitiba
Quem quiser atravessar a fronteira entre o Brasil e Paraguai por Foz do Iguaçu (PR) terá que ter muita paciência. Policiais federais, rodoviários e servidores da Receita Federal realizam uma operação padrão na região nesta quinta-feira. Eles estão intensificando a fiscalização de veículos e pedestres na travessia.
As categorias mobilizadas hoje querem mais atuação do governo federal no aumento do efetivo e melhora nas condições dos servidores e policiais que já trabalham na atividade. Eles cobram também a implantação do Plano Estratégico de Fronteiras, lançado em junho deste ano pela União. Uma das medidas prevista é o pagamento de um adicional para quem atua na fronteira.
O Sindicato dos Policiais Federais no Paraná (Sinpef-PR) indicou que, no Estado, o maior problema é a quantidade de efetivo na fronteira. Em outros, além deste problema, há também a escassez na estrutura.
No Paraná, além da ponte Internacional da Amizade, a operação é realizada no Trevo Cataratas, na cidade de Cascavel, que concentra três rodovias federais. O município fica a 150 km de Foz do Iguaçu, na região oeste do Estado. A ação também é promovida em outros Estados brasileiros que possuem fronteiras.