Por que não devemos lavar o cabelo hoje
Segundo crença dos chineses, essa e outras práticas podem trazer azar por um ano; entenda o porquê
O dia 17 de fevereiro marca o início das celebrações do Ano Novo Chinês e coincide, neste ano, com a terça-feira de Carnaval no Brasil. A data dá início ao ano 4274 no calendário tradicional do país, que segue os ciclos da Lua e, por isso, varia anualmente. Na virada, assim como para nós, há uma listinha de coisas que se podem ou não fazer.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Há dois marcos distintos. Em 3 de fevereiro começou o novo ciclo para a astrologia chinesa e o Feng Shui, momento em que os mapas energéticos são considerados renovados. Já o dia 17 concentra as comemorações populares em diversos países da Ásia. Apesar do ateísmo de Estado, a população chinesa segue muito supersticiosa e com fortes ligações à religião tradicional e folclórica.
Por que não se pode lavar o cabelo?
Entre as práticas associadas ao primeiro dia do ano lunar está a orientação de não lavar o cabelo. A explicação está no mandarim: a palavra usada para “cabelo” tem pronúncia semelhante à expressão relacionada à prosperidade. A interpretação simbólica é que lavar os fios nesse dia representaria afastar a riqueza do novo ciclo.
A recomendação tradicional é realizar cortes, lavagens e demais cuidados ainda na véspera. Após a virada, esses atos devem ser evitados. Há também a crença de que os dois primeiros dias do ano celebram o Deus da Água, motivo pelo qual se desencoraja o uso excessivo de água nesse período.
Outras superstições
No primeiro dia do Ano Novo Chinês, também não é indicado varrer a casa, retirar o lixo, lavar roupas, chorar, discutir ou utilizar palavras consideradas negativas. A tradição entende que a sorte “entra” na residência na virada e não deve ser descartada.
Nos dias anteriores ocorre o Da Sao, ritual de limpeza voltado a eliminar o azar acumulado no ano anterior. Depois da meia-noite, a orientação se inverte. Caso seja necessário varrer, a recomendação é juntar a sujeira em direção ao centro da casa e não descartá-la antes do quinto dia de festividades.
Ano do Cavalo de Fogo
O ciclo iniciado em 2026 é regido pelo Cavalo de Fogo. No zodíaco chinês, o cavalo representa liberdade e movimento, enquanto o elemento fogo está associado à intensidade.
A combinação é interpretada como um período de dinamismo e iniciativas pessoais. Ao mesmo tempo, a simbologia indica atenção ao ritmo acelerado ao longo dos 354 dias do ano lunar.