Vice-prefeito de SP critica aliados e defende Bolsonaro: 'ele não morreu'
Ricardo Mello Araújo foi indicado pelo ex-presidente para o cargo
O vice-prefeito de São Paulo, Ricardo Mello Araújo (PL), defendeu a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026 e criticou as articulações da direita em busca de um substituto, já que o ex-presidente se encontra inelegível até 2030. As declarações foram feitas em vídeo publicado no último domingo, 6, no perfil do Instagram do político.
"Me chama atenção o descaso de todos os políticos, do Brasil inteiro, que se elegeram nas costas dele (Jair Bolsonaro). Já tem articulações acontecendo, articulações de quem irá assumir, quem será presidente [...]. Só que tem um detalhe gente, nosso presidente (se referindo a Bolsonaro) está vivo, em condições de participar da eleição e é o único que ganha estourado do atual governo", declarou o vice-prefeito de São Paulo.
Coronel Mello Araújo foi indicado por Bolsonaro para compor a chapa de Ricardo Nunes (MDB) nas eleições de 2024. Ele é ex-comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), braço da Polícia Militar paulista especializado no combate ao crime organizado.
Apesar de inelegível, o ex-presidente tem postergado seu apoio a outro candidato ao Planalto em 2026. Bolsonaro alimenta a chance de uma candidatura mas, com a possibilidade de ele ser condenado por tentativa de golpe de Estado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), aliados o pressionam por uma definição de apoio no próximo ano.
Coronel Mello Araújo, por outro lado, pede para que a direita insista no nome de Bolsonaro. "Nosso presidente (Bolsonaro) tem que estar em 2026. Se nosso País é um País democrático, ele tem que participar das eleições", disse.
O vice-prefeito de São Paulo ainda pediu ação dos políticos e demandou que eleitores cobrem aliados de Direita a apoiarem a candidatura do ex-presidente. "Se nada for feito, daqui a pouco o presidente (Bolsonaro) irá se encaminhar para uma prisão e aí cada um vai pegar a sua foto mais bonita e vai postar no Instagram, nas redes sociais, e dizer 'presidente, que injustiça! Estou junto com você'", criticou.
View this post on Instagram
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, chegou a afirmar no último sábado, 5, que a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano que vem. Outros nomes, como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também são cotados como substitutos na corrida presidencial de 2026.