Uma (triste) notícia toma conta das redes sociais: a morte do ex-premiê do Japão, Shinzo Abe, que foi assassinado na noite da última quinta-feira (7), no fuso brasileiro, e manhã no horário japonês. Confira os detalhes:
Foto: Instagram @shinzoabe
Reprodução/Vídeo NHK copiada do site ultimosegundo.ig.com.br / Flipar
Ele foi assassinado por volta de 11h30 no horário local (23h30 aqui no Brasil), enquanto fazia um discurso político na cidade de Nara, no Oeste do Japão. Abe foi baleado perto de uma estação de metrô da cidade. Imagens mostram que ele caiu no chão e não resistiu por muito tempo.
Foto: Reprodução de Televisão copiada do Twitter @BarretoWil1 / Flipar
"Ele estava sangrando muito e, infelizmente, não pudemos salvá-lo.", informou, através de nota oficial, o hospital universitário de Nara, para onde ele foi levado de helicóptero.
Foto: Instagram @shinzoabe / Flipar
De acordo com a imprensa local, ele recebeu dois tiros: um no pescoço e outro no peito. O crime chocou o país porque mortes com armas de fogo são raras, ainda mais se tratando de pessoas públicas. O suspeito foi preso e a arma apreendida.
Foto: Reprodução/NHK copiada do site redetv.uol.com.br / Flipar
Ainda segundo os veículos, o homem preso tem 42 anos, é ex-militar da marinha japonesa e se chama Tetsuya Yamagami. A arma é uma espingarda feita em casa e o suspeito pode ter aprendido a fazer durante os seus anos como militar. A polícia encontrou explosivos na casa do suspeito.
Foto: Reprodução de Vídeo Twitter @Metropoles / Flipar
O suspeito pediu demissão há cerca de um mês, alegando cansaço. De acordo com a agência de notícias estatal "NHK", Yamagani (foto) não tinha relação com partidos políticos, mas estava chateado com Abe e por isso o matou. A polícia, porém, não confirma que o suspeito teria dito isso.
Foto: Reprodução/Vídeo NHK copiada do site ultimosegundo.ig.com.br / Flipar
Atual premiê japonês, Fumio Kishida (foto), que é do mesmo grupo político de Shinzo Abe, lamentou a morte do colega e a classificou como um ato de barbárie e imperdoável.
Foto: Instagram @fumio_kishida / Flipar
"Tenho um grande respeito pelo legado de Shinzo Abe e ofereço minhas condolências. Agora, uma eleição livre e justa é algo que temos que defender acima de tudo.", destacou o político.
Foto: Instagram @fumio_kishida / Flipar
"É um ato de barbárie durante a campanha eleitoral, que é a base da democracia, e é absolutamente imperdoável. Condeno este ato nos termos mais fortes.", completou Kishida .
Foto: 首相官邸 - Wikimédia Commons / Flipar
A esposa de Shinzo Abe, Akie Abe, chegou ao hospital rapidamente, pouco antes da confirmação da morte. Ela estava, claro, muito abalada, e não deu entrevistas. Eles estavam casados desde 1987.
Foto: Instagram @akieabe / Flipar
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, também lamentou a morte de Abe, decretou luto oficial de três dias e afirmou que o Brasil está junto com o Japão neste momento.
Foto: Alan Santos / PR - Wikimédia Commons / Flipar
"Como sinal de nosso respeito ao povo japonês, de reconhecimento pela amizade de Shinzo Abe com Brasil e de solidariedade diante de uma crueldade injustificável, decretei luto oficial em todo o país durante 3 dias. Que seu assassinato seja punido com rigor. Estamos com o Japão.", começou ele.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Flipar
"Estendo à família de Abe, bem como aos nossos irmãos japoneses, a minha solidariedade e o desejo de que Deus cuide de suas almas neste momento de dor.", concluiu Bolsonaro.
Foto: reprodução instagram / Flipar
Shinzo Abe tinha 67 anos e foi o político que ficou mais tempo governando o país. No Japão, o premiê, também conhecido como primeiro-ministro, é o equivalente ao cargo de Presidente da República. No país, existe o Imperador, que é mais uma figura "decorativa" e presente em cerimônias.
Foto: Instagram @shinzoabe / Flipar
Naruhito é o atual imperador do Japão. Ele está lá desde 1 de maio de 2019, tem 62 anos e também nasceu em Tóquio.
Foto: 首相官邸 - Wikimédia Commons / Flipar
Abe, aliás, ficou conhecido por ser a pessoa que mais ficou no poder. O primeiro governo dele foi entre 2006 e 2007. Depois, ele voltou ao cargo, onde ficou de 2012 a setembro de 2021. Ao todo, foi eleito quatro vezes.
Foto: Joyce N. Boghosian - Wikimédia Commons / Flipar
Shinzo nasceu em Tóquio e foi o mais novo a assumir o cargo desde a segunda guerra mundial. Ele foi um político mais inclinado para a direita, com muito foco na economia. Abe se formou em ciência política em 1977 e começou a carreira como prefeito de Yamaguchi, uma cidade pequena, em 1983.
Foto: Prime Minister of Japan Official - Wikimédia Commons / Flipar
Abe foi um dos responsáveis por levar os Jogos Olímpicos de 2020, que foram só em 2021 por causa da pandemia, para Tóquio. Falando em Olimpíadas, ele "causou" ao se vestir de Mario Bros durante uma das cerimônias da Rio-2016.
Foto: Reprodução de vídeo do site olympics.com / Flipar
Nos seus últimos anos de governo, ele se alinhou com políticos de direita, como Bolsonaro e o ex-presidente americano Trump. Ele é muito elogiado pela sua política econômica, conhecida como "Abenomics", mas criticado por sua condução da pandemia.
Foto: 首相官邸ホームページ - Wikimédia Commons / Flipar
A título de curiosidade, Nara é uma cidade pequena do Japão, a cerca de 350 km da capital Tóquio, que tem 13 milhões de habitantes. O país é um dos mais ricos e seguros do mundo