PUBLICIDADE

Política

Temer chega à Noruega para captar investimentos

22 jun 2017 - 10h26
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Michel Temer chegou nesta quinta-feira a Oslo para iniciar uma visita de dois dias, na qual se reunirá com as principais autoridades da Noruega, discutirá sobre política meio ambiental e buscará captar investimentos.

A Noruega é a segunda e última escala da viagem europeia de Temer, que chegou ao país desde a Rússia.

Em Moscou, Temer recebeu o respaldo do presidente russo, Vladimir Putin, e acordou com ele aumentar as relações estratégicas entre ambos países e promover projetos de investimento.

Temer participará hoje de uma mesa redonda na sede da Associação de Armadores Noruegueses junto ao ministro de Exteriores deste país nórdico, Børge Brende, e várias dezenas de empresários.

A Noruega, oitavo investidor estrangeiro no Brasil, está presente sobretudo nas áreas de petróleo, gás e construção naval.

O governante brasileiro se reunirá amanhã com a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, e o presidente do Parlamento, Olemic Thommessen, além de ser recebido em audiência pelo rei Harald V no Palácio Real, onde compartilharão um almoço.

Na agenda de Temer em Oslo terá um papel relevante a política ambiental, já que a Noruega é o principal contribuinte ao fundo que o Brasil tem para financiar projetos de proteção da Amazônia, com cerca de US$ 875 milhões.

A ministra de Clima norueguês, Vidar Helgesen, enviou recentemente uma carta às autoridades brasileiras pedindo uma mudança na política meio ambiental para manter o financiamento escandinavo.

Outro dos temas que Temer tratará nas suas discussões em Oslo será o acordo comercial que o Mercosul (bloco que o Brasil compartilha com Argentina, Paraguai e Uruguai e do qual a Venezuela está suspensa) negocia com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA, integrada pela Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade