Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

SP: Serra acusa Haddad de ser 'imaturo' e 'mal educado' em debate

27 out 2012 - 01h08
(atualizado às 01h13)
Compartilhar
Dassler Marques
Renan Truffi
Thiago Tufano
Direto de São Paulo

O candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, acusou o adversário Fernando Haddad, candidato do PT, de usar "excesso de agressividade" durante o debate da Rede Globo, na noite desta sexta-feira. As críticas foram feitas porque, no encontro, o petista ironizou um termo usado pelo tucano para falar sobre propostas para os professores. Serra disse que queria "reciclar" profissionais do ensino. Em seguida, Haddad afirmou que o termo não era o mais apropriado para os professores da capital paulista.

Por outro lado, a campanha do petista afirmouque o responsável pela criação de um falso blog com propostas de Fernando Haddad foi contratado para "serviços de criação e inclusão de páginas na internet" para a campanha do tucano
Por outro lado, a campanha do petista afirmouque o responsável pela criação de um falso blog com propostas de Fernando Haddad foi contratado para "serviços de criação e inclusão de páginas na internet" para a campanha do tucano
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Consulte os candidatos a prefeito em todo o País

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

Por causa disso, Serra disse que o adversário foi "mal educado", o que, segundo ele, é fruto de sua "imaturidade". "Ele teve excesso de agressividade. Eu acho que é imaturidade. Inclusive a coisa da educação. Eu fui professor a minha vida inteira e você vem a um debate e é obrigado a ouvir, como eu diria, coisas mal educadas sobre essa natureza. Porque é centro mesmo de reciclagem de professores que chama. Como eles não têm ideia, preferem adjetivar, ficar posando. Quem é verdadeiro intelectual não fica posando o tempo todo", ironizou.

O candidato do PSDB também se incomodado com um dos ataques feito pelo petista, que acusou o PSDB de tentar vender 25% dos leitos dos hospitais públicos para os planos de saúde. Na entrevista coletiva, o tucano disse que o tema ficou sem resposta. "Uma das coisas que fico sem resposta foi essa questão de 25% dos leitos para planos de saúde. O associado do plano de saúde é um cidadão. Se ele vai para o instituto do Câncer, o plano de saúde não paga nada. A medida que o (Geraldo) Alckmin planejou visava com que o plano de saúde pagasse. Quem está no caso defendendo os interesses dos plano de saúde, não tenho nada contra elas, é precisamente o PT", acusou.

O tucano também disse que não ficou incomodado com a menção de Haddad ao mensalão do PSDB durante o encontro. O petista lembrou o caso em resposta a uma pergunta de Serra sobre o mensalão que está sendo julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) e tem vários líderes petistas entre os réus. Serra disse que o caso do PT "é diferente" e ligou um dos envolvidos no escândalo de corrupção de Minas Gerais ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Não (fico incomodado). É um processo que vai ser julgado. Envolveu o Eduardo Azeredo (ex-presidente do PSDB), mas também o Walfrido dos Mares Guia (ex-ministro do governo do PT), que é amigo íntimo do Lula e companheiro de ministério do Fernando Haddad. É onde o Lula se hospeda. Tem várias pessoas nesse processo e ele vai ser julgado. Eu não tenho compromissos com erros. Isso vai ser julgado analisado. O PT é diferente. Alguém é condenado e é aplaudido. O PT governa para o PT. Não tem nada população. Essa coisa de população são acessórios do poder", afirmou.

Além disso, o tucano amenizou as pesquisas de intenção de voto, que mostram Haddad à frente, quando questionado se acreditava ter revertido a disputa com seu desempenho no debate. Ainda assim, ele reconheceu que o encontro deve "pesar" na hora do voto.

"Depende de pesquisa, nós temos pesquisa própria que não mostram isso (Haddad à frente). Se fossemos nos basear em pesquisa, eu não teria ganho o primeiro turno. É muito relativo. Agora esse debate, com uma audiência alta, e pelo bom planejamento, pesará para muita gente que ainda não tenha tomado uma decisão", admitiu.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra