PUBLICIDADE

Política

Saída de Barbosa pega de surpresa ministros do Supremo

29 mai 2014 - 14h59
(atualizado às 16h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Joaquim Barbosa anuncia aposentadoria do STF:
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram surpreendidos pela decisão do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, de anunciar sua aposentadoria nesta quinta-feira. Ao chegarem ao plenário, os magistrados comprovaram o isolamento de Barbosa ao dizer que não tinham conhecimento dos motivos que levaram o presidente do Supremo a anunciar sua renúncia.

"Não sabíamos de nada. Pelo menos eu não tinha conhecimento de que ele deixaria o tribunal. Pega de surpresa o Supremo, pelo menos um dos integrantes, que sou eu", disse o ministro Marco Aurélio Mello, para quem Barbosa "ficará conhecido como relator da ação penal 470, a denominada ação do mensalão”.

Para o ministro, Barbosa sai por problemas de saúde. "Eu não concebo que alguém vire as costas para uma cadeira no Supremo espontaneamente.”

A mesma reação tiveram Ricardo Lewandowski e Teori Zavascki. Enquanto Lewandowski não sabia sequer quando assumirá o comando do Supremo, ainda que inicialmente de forma interina, Zavascki destacou o aspecto quase inédito da decisão de Barbosa.

"Pra mim foi uma surpresa. Eu não sabia. Já houve outros casos de ministros renunciando, mas é raro”, disse o ministro.

Luís Roberto Barroso também mostrou que Barbosa não costuma compartilhar suas decisões. Para o ministro, apesar de não concordar com suas decisões, a admiração pelo trabalho desempenhado por Barbosa à frente do Supremo ficará marcada na história.

"Mesmo não concordando com todas as posições, eu concordo com muitas. Tenho admiração por ele e o quero bem”, disse o ministro antes da sessão.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade