Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

RS: com 25 anos, Rainha da Festa da Uva quer ser vereadora

17 jul 2012 - 10h11
(atualizado às 10h45)
Compartilhar

Natalia Julio

Famosa por ter sido coroada a Rainha da tradicional Festa da Uva em 2010, Tatiane Frizzo vai disputar a eleição em outubro, tentando um cargo de vereadora em Caxias do Sul (RS) pelo DEM. Com 25 anos completados no último dia 15, ela não acha que a pouca idade vá atrapalhar sua estreia na política. "Tenho visto que a maioria das pessoas se cansou daquele político velho e querem pessoas mais preocupadas", afirmou, em entrevista ao Terra.

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira os famosos que devem se candidatar nas eleições de 2012

Tatiane foi convidada para se filiar ao partido no começo do segundo semestre de 2011. Na época, não encarou o convite com muito ânimo; concordou em participar das reuniões da sigla, mas sem compromisso. As coisas mudaram quando, explica ela, conheceu pessoas "idealistas". "Acabei me apaixonando e decidi concorrer. Eles disseram que precisavam de mulheres com objetivos e ideais e, como me destaquei como Rainha, me disseram que seria uma honra se eu estivesse com eles. Nunca me esqueço que o presidente do partido (Odir Miguel Ferronato) brincou, 'Tatiane, você não precisa da política. Mas a política precisa de pessoas jovens, que tenham interesse em fazer algo, que tenham ética'."

Tatiane diz estar ciente de que, por ser nova, ainda tem muito o que aprender na política. Mas critica a postura de alguns eleitores que não se envolvem com o assunto. "A gente fala tão mal mas quando paramos para estudar os candidatos e ver se tem propostas coerentes?", indaga. De antemão, a Rainha da Festa da Uva já se defende dos possíveis comentários maldosos que podem surgir sobre sua empreitada política. "Talvez algumas pessoas pensem que eu só estou fazendo isso porque quero aproveitar a fama. Mas quanto eu tiver oportunidade de mostrar minhas propostas, vão acabar mudando de ideia. Estou focada em trabalhar."

Projetos, campanha e reinado

Recém-formada em fisioterapia, a gaúcha pretende focar na saúde caso seja eleita, e pensa na criação de um hospital universitário e em dar ênfase na implantação do fisioterapeuta nos locais. Tatiane também fiz estar preocupada com a segurança em Caxias do Sul, e promete a instalação de câmeras de monitoramento e um policiamento mais forte. "As administrações em Caxias forma ótimas, mas há muito a se fazer", opinou.

Entre os projetos da candidata, também estão a criação do Dia do Gaúcho e do Dia do Italiano e a construção de um museu sobre a imagração italiana. Tatiane quer também regulamentar o período de trabalho dos vereadores, prefeitos e secretários - 6 horas por dia, 5 dias por semana -, criar uma comissão de investigação de maus-tratos contra animais e, na área de educação, incentivar o aprendizado da língua brasileira de sinais (Libras) nas escolas.

Tatiane, que elogiou a candidata a prefeita de Porto Alegre, Manuela D´Ávila (PCdoB), a quem chamou de "pessoa jovem com propostas diferentes", está, por enquanto, tentando captar recursos para uma campanha - boa parte deles serão cedidos pelo partido. Mas a fisioterapeuta considera ter um trunfo na mão: a visibilidade por conta do seu "reinado". "As pessoas me conhecem e lembram, falam que eu fiz um trabalho muito legal. Quando eu era Rainha, a gente tinha que vender nossa cidade, trazer pessoas para o turismo. Se eu for eleita vereadora, de alguma forma terei que fazer isso, melhorar e vender Caxias do Sul", disse.

Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra