Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Repórter da Globo leva binóculo à ONU para acompanhar reações de líderes durante discursos

Felippe Coaglio usa o objeto para observar de perto as reações dos chefes de Estado durante a Assembleia Geral

22 set 2026 - 10h30
(atualizado às 10h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Repórter Felippe Coaglio, da TV Globo e GloboNews, levou um binóculo para acompanhar de perto as reações dos líderes mundiais aos discursos na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU)
Repórter Felippe Coaglio, da TV Globo e GloboNews, levou um binóculo para acompanhar de perto as reações dos líderes mundiais aos discursos na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU)
Foto: Reprodução/GloboNews

O repórter Felippe Coaglio, da TV Globo e GloboNews, levou um binóculo para acompanhar de perto as reações dos líderes mundiais aos discursos na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.

A 81ª Assembleia Geral da ONU começa nesta terça-feira, 22, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsável por abrir o debate geral. Depois do Brasil, será a vez dos Estados Unidos, representados pelo presidente Donald Trump. Na sequência, os demais países fazem seus discursos.

Lula deve levar à tribuna uma defesa do multilateralismo, da soberania dos países e de uma reforma da ONU, em um momento marcado pela multiplicação de conflitos internacionais e por questionamentos sobre a capacidade da organização de responder às crises globais. O debate geral reúne quase 130 chefes de Estado e de governo e se estende até 28 de setembro. O tema escolhido para esta edição é "Restaurar a confiança, administrar a transformação: uma ONU que funcione para todos".

A presença de Lula na Assembleia ocorre em um momento particularmente delicado da relação entre Brasil e Estados Unidos. O presidente chega a Nova York a duas semanas das eleições brasileiras, em meio a uma disputa comercial ainda sem solução e sob o risco de uma nova rodada de sanções do governo Trump contra autoridades brasileiras.

Não há uma reunião bilateral entre Lula e Trump prevista na agenda oficial, mas uma conversa informal entre os dois presidentes não está descartada. Assim, além dos discursos, eventuais reações e encontros entre os líderes também devem concentrar a atenção durante a Assembleia.

A movimentação em Nova York também é acompanhada por um forte esquema de segurança. A proteção foi reforçada nos arredores da sede da ONU por conta da Assembleia Geral. Segundo o The New York Times, algumas ruas da cidade ficarão fechadas durante toda a semana para facilitar o deslocamento das delegações dos países participantes.

Lula em Nova York, Flávio no Nordeste e debate em São Paulo movimentam campanha presidencial:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra