Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Relatório da CPMI do INSS pede indiciamento de Lulinha, Vorcaro e outros 214 por fraude em aposentadorias

Documento pede indiciamento de outros nomes como o do Careca do INSS e de parlamentares

27 mar 2026 - 11h59
(atualizado às 12h35)
Compartilhar
Relatório da CPMI do INSS pede indiciamento de Lulinha
Relatório da CPMI do INSS pede indiciamento de Lulinha
Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo

O deputado Alfredo Gaspar (PL-AL), relator da CPMI do INSS, apresentou seu parecer final nesta sexta-feira, 27, com a recomendação de indiciamento de 216 pessoas. Entre os recomendados estão o empresário Fabio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente da República, e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Master. Também são mencionados parlamentares, como o senador Weverton Rocha (PDT-MA), e o deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG).

De acordo com Gaspar, o indiciamento do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “fundamenta-se nos elementos probatórios colhidos ao longo dos trabalhos desta CPMI, bem como nas informações constantes da decisão proferida pelo Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal”.

A leitura do relatório final ocorreu na manhã desta sexta após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a liminar responsável por autorizar a prorrogação dos trabalhos da comissão. Uma CPI não possui poder para indiciar formalmente investigados, mas pode encaminhar recomendações à Procuradoria-Geral da República (PGR) em seu parecer final.

A comissão parlamentar de inquérito, instalada em 20 de agosto, tem prazo de funcionamento até sábado, 28. O relatório de Alfredo Gaspar reúne 4.340 páginas, está dividido em nove núcleos de investigação e identifica empresários, intermediários, servidores e entidades como principais alvos. De acordo com o relator, também há recomendações para que a Polícia Federal (PF) aprofunde apurações em casos nos quais a CPMI não conseguiu avançar.

O que apontou o relator sobre os pedidos de indiciamento

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra